Semana de Agroecologia movimenta Beltrão

16 de outubro de 2018

Nesta terça-feira, 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação Saudável, começou a programação da Semana de Agroecologia, organizada pela administração municipal, através das secretarias de Agricultura, Educação e Saúde, em parceria com a Assesoar. A cerimônia de abertura foi no auditório do centro de eventos do Parque de Exposições Jayme Canet Júnior, que ficou completamente lotado. As atividades seguem até esta quinta-feira (18).

O objetivo é incentivar a agricultura a partir de uma perspectiva ecológica, priorizando a utilização de recursos naturais com mais consciência, respeitando e mantendo o que a natureza oferece ao longo de todo o processo produtivo. A agroecologia entende que todas as formas de vida presentes em um ciclo da agricultura têm importância. As plantas, animais, minerais e microrganismos. Também contribuem para a evolução humana e para a produção agrícola.

A aplicação da agroecologia dispensa o uso de agrotóxicos ou adubos químicos solúveis porque esses produtos contaminam os alimentos, empobrecem o solo e podem provocar doenças graves em animais e seres humanos. Fazem parte da agroecologia agricultura biodinâmica, natural, ecológica e orgânica, além dos sistemas agroflorestais.

Apoiam o evento a Rede de Agroecologia Ecovida, Coopafi, Plataforma da Comida Saudável, Frente Nacional de Agroecologia, Plataforma Mercosur, Unioeste, UTFPR de Francisco Beltrão, Universidade de Passo Fundo e o Centro Educacional de Educação Profissional do Sudoeste do Paraná (CEEP). Após a cerimônia de abertura o Grupo de Dança Recriarte, da Escola Municipal Criança Feliz, apresentou a coreografia “Meu País”.

Compuseram a frente de honra o prefeito Cleber Fontana, as vereadoras Fran Schmitz e Maria de Lourdes Pazzini, o presidente da Assesoar e coordenador do Fórum Regional das Organizações e Movimentos Sociais do Campo e da Cidade do Sudoeste, Paulo Roberto Czekalski, as secretárias municipais Maria Lucia Matarezi, da Agricultura e Rosa Vandresen, da Educação, o diretor da secretaria municipal de Saúde, Fernando Pauli, a diretora do Núcleo Regional de Educação, Maria de Lourdes Bertani, e a professora Romilda de Souza Lima, da Unioeste.

Nesta terça-feira foram realizadas palestras com os temas “Saúde Alimentar e Agroecologia”, “Alimentação Saudável”, “Produção Agroecológica”, “Agrotóxicos e Câncer”. Confira o restante da programação:

Dia 17/10 – quarta-feira

08h30 – distribuição de panfletos com informações nutricionais das rotulagens de alimentos  no Calçadão, unidades de saúde e nas escolas municipais

Auditório do Centro de Eventos

14h00 – palestra sobre o monopólio dos alimentos

Palestrante – Felipe Grisa – Engenheiro Agrônomo

15h00 – palestra sobre a produção de alimentos e o impacto sobre a saúde

Palestrante – Claudia Petry – Engenheira Agrônoma e PHD em Geografia

Dia 18/10 – quinta-feira

Auditório do Centro de Eventos

09h00 – palestra sobre agricultora familiar na produção de alimentos

Palestrante – Miguel Perondi – Engenheiro Agrônomo e doutor em Desenvolvimento Rural