Recuperação de estradas rurais

7 de junho de 2017

As chuvas que vem sendo registradas diariamente em Francisco Beltrão nos últimos dias prejudicam o trabalho de recuperação das estradas do interior do município. Devido ao excesso de umidade, as máquinas não podem trabalhar, o que gera atrasos. O diretor do Departamento de Interior, Darci Vieira, comenta que quando chove intensamente os 3.800 quilômetros de estradas de chão apresentam problemas e a recuperação se torna lenta, mesmo porque os trabalhos só podem ser retomados quando o solo secar.

“Sabemos que em algumas regiões as estradas não apresentam boas condições e no momento o que pedimos é a compreensão dos agricultores, pois a nossa meta é o mais breve possível deixar todas as estradas em boas condições”, declara Darci. Também confirma que as três equipes do interior estão atuando. “No início do ano tivemos que priorizar a recuperação dos equipamentos. Foi preciso um grande investimento para arrumar máquinas e caminhões. Depois começamos os trabalhos a todo vapor e agora estamos enfrentando este problema”, explica Darci.

Outro trabalho que está sendo intensificado, segundo ele, é a recuperação das pontes de madeira. Existem 111 pontes no interior e muitas delas precisam ser recuperadas ou refeitas. Darci informa que uma equipe prioriza este trabalho e neste ano diversas pontes foram reformadas, pois não apresentavam condições de segurança.

Trabalho nas propriedades

Darci Vieira também garante que em breve será iniciado o tão esperado programa “Da Porteira Para Dentro”, que vai priorizar os trabalhos dentro das propriedades. Nesta semana a Câmara de Vereadores aprovou em primeira votação o projeto que autoriza a prefeitura a colocar esta ação em prática. Na segunda-feira (12) acontece a votação final. A partir da aprovação e sanção da lei, a administração municipal poderá licitar as empresas que farão os trabalhos dentro das propriedades.

IMG_6824

Para Darci, é de fundamental importância adotar esta medida. “Vamos auxiliar os nossos produtores para que melhorarem a estrutura em suas propriedades e aumentem a produção. Ao mesmo tempo as nossas equipes do interior se dedicarão exclusivamente no trabalho de recuperação das estradas principais, o que vai agilizar o trabalho”, finaliza Darci.