Projeto inovador, Clube da Bezerra que incentivar sucessão familiar no campo

13 de março de 2015

No início das atividades do Clube da Bezerra, as crianças que integram o projeto em foto com o prefeito Cantelmo Neto, secretários Viro de Graauw e Daniela Celuppi, Maciel Comunelo (Rural Leite) e equipe técnica do grupo

Em 2014, durante uma conversa com alunos da Escola Basílio Tiecher, do Km 20, no gabinete da Prefeitura, o prefeito Antonio Cantelmo Neto verificou que nenhuma das mais de 20 crianças queria seguir a profissão de agricultor. A constatação motivou o prefeito a solicitar um projeto junto às secretarias de Desenvolvimento Rural e Educação para estimular a sucessão familiar de alunos das escolas do campo.

Após meses de desenvolvimento, a Prefeitura iniciou nesta sexta-feira (13) o projeto Clube da Bezerra, que pretende aproximar ainda mais filhos de agricultores do cotidiano rural. “No projeto, basicamente, as crianças adotam uma bezerra do plantel da família e cuidam pessoalmente, recebendo orientações sobre manejo, alimentação e cuidados que deve ter com o animal até que se torne uma novilha”, explica a secretária de Desenvolvimento Rural, Daniela Celuppi.

O evento de lançamento do projeto também reuniu o secretário de Educação, Viro de Graauw, o presidente da Rural Leite – parceira do projeto – Maciel Comunello, e familiares e representantes das empresas apoiadoras da iniciativa. Em todo o Brasil, apenas seis municípios desenvolvem o projeto.

Em uma fase inicial, o Clube da Bezerra está envolvendo 18 crianças com idades entre quatro e dez anos. Os primeiros resultados do projeto serão mostrados em julho, durante a Via Tecnológica do leite, em que as crianças integrantes do clube participarão de uma apresentação com as bezerras e serão premiadas.

Até lá, as crianças receberão orientações da equipe técnica da Prefeitura e das empresas Aliança Nutrição, Bonetti Agronutri, Primato Agropecuária, Real Agroveterinária, Supra e Tecsui Nutrição Animal, que também fornecerão alimentação aos animais adotados.

Empreendedorismo rural

Com o amadurecimento do projeto, a Prefeitura pretende incluir o Clube da Bezerra na grade curricular das escolas do campo e envolver todos os alunos do interior, em um processo que o prefeito Cantelmo Neto caracterizou como necessário para garantir a permanência das pessoas no meio rural.

“Em Francisco Beltrão, temos uma agricultura com muitas propriedades, de tamanho relativamente pequeno, que trabalham com diversas atividades e que envolvem toda a família. Considero isso um importante patrimônio, um modelo de distribuição de renda no qual estamos investindo e dando a devida atenção com projetos de curto e médio prazo que garantam o aperfeiçoamento do empreendedorismo rural”, afirmou Neto.