Produtores de leite conhecem sistema que aumenta produtividade

Na noite de terça-feira, 30, no auditório do Centro de Eventos do Parque de Exposições Jayme Canet Júnior, foi realizada palestra sobre compost barn de alto desempenho. Trata-se de um estábulo com compostagem, proporcionando maior conforto e  bem-estar dos animais, melhorando a produtividade do rebanho.

A iniciativa é da secretaria municipal de Agricultura, em parceria com as empresas Agrobrisa, Bonetti Agronutri e Costa Consultoria. O ministrante  foi o engenheiro agrônomo mestre Juliano Alarcon Fabrício.

Participaram 220 pessoas, entre produtores de leite, técnicos e representantes de empresas do ramo leiteiro do Sudoeste do Paraná e de municípios de Santa Catarina. Juliano apresentou os resultados de uma pesquisa de campo no sistema compost barn realizada por ele em 20 propriedades no Sudoeste do Paraná e no Rio Grande do Sul.

Segundo a secretária municipal de Agricultura, Maria Lúcia Matarezi, o evento é de grande importância, pois trás as novidades em tecnologias e os benefícios obtidos a partir dela. “O resultado da pesquisa realizada pelo Juliano deixa claro a necessidade de gestão eficiente nas propriedades”, ressalta Maria.