Nova turma do Clube da Bezerra vai expor animais durante a Expobel

18 de janeiro de 2016

O prefeito em exercício, Eduardo Scirea, com Nelcir Basso, vereadora Daniela Celuppi e os novos integrantes do Clube da Bezerra

Cerca de 40 filhos de produtores rurais de Francisco Beltrão integram a nova turma do Clube da Bezerra, apresentada nesta segunda-feira (18) pela Secretaria de Desenvolvimento Rural. A iniciativa, que teve início no ano passado, pretende estreitar os laços das crianças com o meio rural e incentivar a sucessão familiar no campo.

“Atualmente somos o município na região que mais produz leite e em um modelo de pequenos produtores que precisa de incentivo para que continue, pois é um importante mecanismo de distribuição de renda”, afirmou o prefeito em exercício, Eduardo Scirea. O secretário de Desenvolvimento Rural, Nelcir Basso, e a vereadora Daniela Celuppi também participaram do encontro.

No Clube da Bezerra, alunos das sete escolas do campo são selecionados para adotar uma bezerra do plantel da família e cuidar do animal com apoio dos técnicos da Prefeitura. “A criança é a responsável pela alimentação e cuidados necessários aos bezerros, que depois são levados para exposição”, explica a zootecnista Roberta Petry.

Neste ano, os integrantes do grupo vão preparar os animais para um julgamento didático durante a Expobel, que acontece em março. Na Via Tecnológica do leite do ano passado, crianças integrantes do clube apresentaram as bezerras e receberam prêmios. Além de Beltrão, apenas Castro possui o Clube da Bezerra, que ainda tem apoio da Rural Leite Sudoeste, Núcleo de Veterinários da Acefb e Secretaria de Educação.