Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Na sexta, Expobel terá programação focada na agricultura familiar

Publicado em

Além de palestras com autoridades da área, dia terá oficialização da Embrapa na região, convênio para instalação de biodigestores no interior de Beltrão e julgamento do Clube da Bezerra

Da assessoria

Diversos eventos organizados pela Prefeitura de Francisco Beltrão e entidades ligadas à agricultura familiar irão reunir lideranças da área e produtores rurais na próxima sexta-feira (11) na Expobel. A programação contempla ao menos sete eventos e até a visita da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, está programada para esta sexta.

“O setor agropecuário vem se destacando muito na Expobel, mas, para além disso, é preciso trazer o debate de questões importantes ligadas à agricultura familiar para a feira e bons projetos desse modelo que predomina em nossa região”, afirma o secretário de Desenvolvimento Rural de Beltrão, Nelcir Basso.

O secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Onaur Ruraro, e o consultor da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Valter Bianchini, abrem a programação do dia com a reunião do Grupo Gestor do Território. O seminário sobre sucessão familiar e palestras sobre a Normativa 16 e as perspectivas da agricultura familiar também estão entre os eventos desta sexta.

O ponto alto do dia será a assinatura do protocolo de intenções entre o Ministério da Agricultura e a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) para instalação de uma unidade de pesquisa e transferência de tecnologia da Embrapa no Sudoeste. Além disso, o prefeito Cantelmo Neto e o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, firmam convênio entre a Prefeitura, Itaipu e CI Biogás para instalação de biodigestores em propriedades rurais do município. Todos os eventos serão realizados no auditório da Amsop.

 

Clube da bezerra se apresenta às 14h

O último evento do dia acontece às 14 horas, quando as crianças que integram o Clube da Bezerra farão a apresentação dos animais em um julgamento didático. Depois do sucesso do programa durante a Via Tecnológica do Leite, no ano passado, a nova turma do clube conta com mais de 30 filhos de produtores rurais que adotaram uma bezerra do plantel da família e estão cuidando do animal com orientações dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

“É um programa que estimula a convivência e aproxima mais as crianças às coisas do campo, incentivando a sucessão familiar”, diz Basso. Alunos das sete escolas do campo de Francisco Beltrão irão passar o dia na feira e acompanhar parte dos eventos, inclusive o Clube da Bezerra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *