Na sexta, Expobel terá programação focada na agricultura familiar

Além de palestras com autoridades da área, dia terá oficialização da Embrapa na região, convênio para instalação de biodigestores no interior de Beltrão e julgamento do Clube da Bezerra

Diversos eventos organizados pela Prefeitura de Francisco Beltrão e entidades ligadas à agricultura familiar irão reunir lideranças da área e produtores rurais na próxima sexta-feira (11) na Expobel. A programação contempla ao menos sete eventos e até a visita da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, está programada para esta sexta.

“O setor agropecuário vem se destacando muito na Expobel, mas, para além disso, é preciso trazer o debate de questões importantes ligadas à agricultura familiar para a feira e bons projetos desse modelo que predomina em nossa região”, afirma o secretário de Desenvolvimento Rural de Beltrão, Nelcir Basso.

O secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Onaur Ruraro, e o consultor da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Valter Bianchini, abrem a programação do dia com a reunião do Grupo Gestor do Território. O seminário sobre sucessão familiar e palestras sobre a Normativa 16 e as perspectivas da agricultura familiar também estão entre os eventos desta sexta.

O ponto alto do dia será a assinatura do protocolo de intenções entre o Ministério da Agricultura e a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) para instalação de uma unidade de pesquisa e transferência de tecnologia da Embrapa no Sudoeste. Além disso, o prefeito Cantelmo Neto e o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, firmam convênio entre a Prefeitura, Itaipu e CI Biogás para instalação de biodigestores em propriedades rurais do município. Todos os eventos serão realizados no auditório da Amsop.

Clube da bezerra se apresenta às 14h

O último evento do dia acontece às 14 horas, quando as crianças que integram o Clube da Bezerra farão a apresentação dos animais em um julgamento didático. Depois do sucesso do programa durante a Via Tecnológica do Leite, no ano passado, a nova turma do clube conta com mais de 30 filhos de produtores rurais que adotaram uma bezerra do plantel da família e estão cuidando do animal com orientações dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

“É um programa que estimula a convivência e aproxima mais as crianças às coisas do campo, incentivando a sucessão familiar”, diz Basso. Alunos das sete escolas do campo de Francisco Beltrão irão passar o dia na feira e acompanhar parte dos eventos, inclusive o Clube da Bezerra.