Mesmo com chuva, estradas do interior recebem serviço de conservação

25 de setembro de 2014

Da assessoria

Secretária Daniela Celuppi e o agricultor Adão Varal observam a força tarefa na Linha Hobold

Secretária Daniela Celuppi e o agricultor Adão Varal observam a força tarefa na Linha Hobold

O tempo molhado não está impedindo a Secretaria de Desenvolvimento Rural de executar serviços de manutenção e conservação de estradas do interior de Francisco Beltrão. Desde a semana passada, ao menos três comunidades foram beneficiadas pelo trabalho que antes não era realizado nos dias chuvosos.

“O principal passo foi comprar máquinas novas, todas cabinadas, e equipar as que não possuíam com a cabine, o que possibilita que os operadores trabalhem também com o tempo molhado sem sofrer qualquer dano”, explica a secretária Daniela Celuppi. A reorganização das equipes e a divisão do interior do município em macrorregiões também estão contribuindo para o sucesso do trabalho, na avaliação da secretária.

Nos dias em que chove ou que o tempo está úmido, as máquinas realizam trabalhos de conservação e reabertura de vias. A estrada de calçamento que liga até a Linha Hobold, por exemplo, recebeu uma força tarefa com várias máquinas que estão refazendo e limpando as sarjetas, para melhorar o escoamento da água. Os serviços de cascalhamento e terraplenagem são feitos somente com o tempo seco.

O produtor Adão Varal acompanhou parte do trabalho realizado na estrada próxima a sua propriedade e elogiou a iniciativa. “Quando tem as máquinas boas nem debaixo de chuva param de trabalhar”, disse.

Uma das principais ações executadas com tempo instável, segundo Daniela, é a compactação das estradas molhadas. “Quando a via está úmida, a gente usa os rolos para compactar o cascalho e, assim, aumentar a vida útil da estrada”, comenta a secretária.

 




Pular para o conteúdo