Instalação de microbacias é intensificada em Beltrão

6 de setembro de 2018

A administração municipal de Francisco Beltrão, por meio do Departamento de Agropecuária, e a Emater estão intensificando o programa de gestão de solo e água em microbacias. As ações estão sendo realizadas na região da Água Vermelha, onde o Rio Marrecas é o principal curso hídrico e contribui para a captação que abastece a cidade.

Segundo o engenheiro agrônomo da prefeitura e responsável pelo trabalho, Aljian Alban, são 46 produtores de quatro comunidades inscritos no programa. O projeto visa reduzir os problemas ambientais, recuperar a fertilidade do solo e promover melhorias para a mecanização das áreas agrícolas.

O agrônomo explica que foram construídos dois abastecedouros comunitários com capacidade de 5.000 litros cada. Os pontos de captação foram definidos em locais estratégicos da microbacia e cedidos pelos proprietários. Após foi feita correção da fertilidade do solo das propriedades, com a distribuição de 255 toneladas de calcário. Também houve a distribuição de materiais para construção de proteção de mananciais e dos cursos hídricos.

A demarcação dos terraços foi realizada pelos técnicos da prefeitura, da Emater regional e local, observando as condições de relevo e  de exploração para determinar a distância e dimensões das curvas. A microbacia engloba propriedades de Santa Bárbara, Água Vermelha, Linha Volpatto e do Assentamento Missões.