Crianças do Clube da Bezerra apresentam animais em julgamento na Via do Leite

19 de junho de 2015

As 24 crianças que integram o Clube da Bezerra de Francisco Beltrão tiveram nesta sexta-feira (19) a primeira experiência em mostras durante o julgamento didático na Via Tecnológica do Leite. Com torcida organizada dos colegas de escola e familiares, as crianças apresentaram em pistas os animais das raças jersey e holandes que vêm cuidando nos últimos três meses.

Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural com apoio de XX empresas, o Clube da Bezerra pretende estimular a sucessão familiar aproximando filhos de produtores de leite aos animais da família. “Durante um encontro com alunos de uma escola do campo, constatei que poucos queriam continuar na agricultura, por isso pedi que a Secretaria de Desenvolvimento Rural trabalhasse em um projeto para estimular essa aproximação de filhos de agricultores com o meio rural”, explica o prefeito Antonio Cantelmo Neto, que acompanhou o julgamento desta quinta.

No julgamento didático, os animais em pista são analisados e os melhores atributos que os tornam uma vaca com potencial de boa produção leiteira destacados. Observa-se, por exemplo, a abertura e profundidade do peito e costelas, que melhora a oxigenação do animal e produtividade, além de critérios sobre a capacidade digestiva e de reprodução.

Os animais são analisados pelo dr. Claudio Aragon, diretor técnico das raças leiteiras da Semex do Brasil, que considerou o projeto um projeto exemplar para a criação de gado de elite. “Em Beltrão, o incentivo público está permitindo que pequenos produtores possam ter acesso a boa genética e informações e orientações sobre manejo e criação que irão tornar estes animais muito bons em produtividade”, afirma Aragon.

O julgamento não escolheu vencedores, mas premiou todos os participantes com tablets patrocinados pela Agroveterinária Marcon. Além da orientação técnica da equipe da Prefeitura, o Clube da Bezerra conta também com o apoio da Aliança Nutrição, Bonetti Agronutri, Primato Agropecuária, Real Agroveterinária, Supra, Tecsui Nutrição Animal, Bellman e Marcon Agroveterinária.