Beltrão é habilitado para inspeção federal

29 de junho de 2018

Nesta semana o município de Francisco Beltrão conquistou a equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtores de Origem Animal (SISBI-POA), que equivale a inspeção federal para carnes, processados, embutidos, queijos, dentre outros produtos. As empresas beltronense que obtiverem a habilitação poderão comercializar seus produtos para todo o Brasil. Esta habilitação foi obtida através do Consórcio Interestadual e Intermunicipal de Municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul de Segurança Alimentar, Atenção à Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local (CONSAD).

A certificação foi entregue ao prefeito Cleber Fontana pela diretora de inspeção do Consad, Carla Sandri. O prefeito agradeceu o reconhecimento do órgão e parabenizou a equipe do Departamento de Agropecuária e do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) pela conquista. “Muitas empresas do nosso município poderão obter esta certificação, aumentar a produção, gerar mais empregos e dar um retorno maior de impostos para o município”, definiu o prefeito Cleber.

A diretora de Agropecuária, Maria Lucia Matarezi lembrou que foram mais de dois anos de trabalho até que tudo estivesse regularizado para viabilizar o reconhecimento. “Temos que agradecer a estrutura viabilizada pelo prefeito Cleber e pelo vice Pedron para o nosso serviço de inspeção e o empenho de toda a nossa equipe. Esta certificação é o coroamento do trabalho realizado por todos”, comenta Maria.

Ela também destaca que muitas empresas colaboraram, se adequando dentro das normas previstas em lei. Outro parceiro importante, segundo ela, foi o Sebrae, que custeou a montagem de vários projetos. “Com esta união de forças todos saíram ganhando e o reflexo será benéfico para todo o município”, comenta a diretora.

Ela acredita que num primeiro momento diversas empresas poderão conseguir esta certificação, pois já estão se preparando para esta condição. As empresas interessados receberão orientações e o acompanhamento dos médicos veterinários e inspetores do Serviço de Inspeção Municipal. Quando a equipe verificar que todos os procedimentos estão de acordo com a legislação, acionam a  auditoria do  Ministério da Agricultura. Com o aval desta auditoria a empresa fica habilitada a comercializar seus produtos para todo o país, obtendo o Certificado do Serviço de Inspeção Federal (SISBI).

No ato de entrega da habilitação para a certificação das empresas beltronenses, além do prefeito Cleber, da diretora Maria Lucia e Carla Sandri do Consad, também participaram a engenheira ambiental Luciana Crestani, e os médicos veterinários Rafael Segato, Everton Leonardi, Sidney Pasqualetto e Tatiane Garcia.

FOTO

Engenheira Ambiental Luciana Crestani, Maria Lucia Matarezi, Carla Sandri diretora de inspeção do Consad, Cleber Fontana, médico veterinário do Consad Rafael Segato, médicos veterinários Everton Leonardi, Sidney Pasqualetto e Tatiane Garcia.