Animais do Clube da Bezerra participarão de julgamento didático na Via Tecnológica do Leite

29 de maio de 2015

A zootecnista da Prefeitura, Roberta Petry, acompanha pesagem da terneira de Vitor Perdoncini

As terneiras que integram o Clube da Bezerra de Francisco Beltrão irão participar de um julgamento didático durante a Via Tecnológica do Leite, que acontece em junho. Os animais das raças Jersey e Holandesa serão apresentados em pista junto das crianças que integram o projeto, criado pela Prefeitura neste ano.

A ideia é estimular a aproximação de filhos de produtores de leite com o plantel de animais da família. “Selecionamos 24 crianças de escolas do campo e cada uma adotou uma bezerra recém nascida e, com orientação e apoio técnico, cuida do animal para ter um gado de qualidade”, explica a secretária de Desenvolvimento Rural, Daniela Celuppi.

Desde que o projeto iniciou, em março, quinzenalmente as crianças recebem a visita de técnicos da Prefeitura e das empresas parceiras do Clube, que orientam sobre a alimentação, manejo e cuidados com doenças que podem atacar os animais.

O acompanhamento, segundo a zootecnista da Prefeitura, Roberta Petry, tende a melhorar a qualidade dos animais em vários aspectos. “Temos um trabalho muito forte relacionado à genética e agora, através desse contato com as crianças, conseguimos repassar conhecimentos para a criação de novilhas cada vez melhores”, explica.

A Via Tecnológica do leite será a primeira oportunidade de mostrar o resultados iniciais do projeto, que em longo prazo pretende ser ampliado e contribuir para a sucessão familiar nas propriedades leiteiras. O julgamento didático acontecerá no dia 19 e, ao contrário do ranqueado, não tem classificação, mas serve para que os julgadores avaliem e mostrem os critérios que são analisados nos animais para definir sua qualidade.

As crianças integrantes do projeto receberão prêmios pela participação no julgamento, que será conduzido pela Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH).

O projeto conta com a parceria da Aliança Nutrição, Bonetti Agronutri, Primato Agropecuária, Real Agroveterinária, Supra e Tecsui Nutrição Animal, que fornecem a alimentação dos animais adotados.