Agroindústrias de Beltrão poderão aderir ao Sisbi/Suasa através do Consad

9 de novembro de 2015

Nelcir Basso: “processo irá melhorar qualidade da produção das 27 agroindústrias do município”

As agroindústrias de Francisco Beltrão que trabalham com produtos de origem animal poderão comercializar em todo o Brasil através do apoio da Prefeitura. O processo de adesão aos sistemas nacionais de inspeção Sisbi/Suasa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, poderá ser feito por meio do Consad (Consórcio Intermunicipal de Segurança Alimentar).

A novidade, segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Nelcir Basso, permitirá que os produtores se adéquem às regras nacionais de forma mais rápida. “A vantagem é que através do Consad nós conseguimos ter orientação técnica especializada para fazer as adequações necessárias na parte estrutural e processo produtivo das agroindústrias, o que não teríamos se fossemos fazer a adesão diretamente com o Ministério da Agricultura”, comenta.

Francisco Beltrão passou a integrar o Consad no final do ano passado e, desde então, vem desenvolvendo um trabalho de melhoria da produção agroindustrial em estabelecimentos de pequeno e médio porte. Atualmente, são 27 agroindústrias no município que trabalham com o abate de aves, suínos, bovinos e peixe, além de ovos e leite.

A ideia é que a melhoria na qualidade do processo de produção nestes locais possa ampliar as possibilidades de comercialização. “Para poder vender, estas agroindústrias precisam ter um selo de inspeção e a grande maioria delas possui apenas o municipal, ou seja, só podem comercializar em Beltrão. Com todo esse processo que estamos promovendo, quem aderir ao Sisbi/Suasa poderá vender em todo o Brasil, pois terá um padrão de qualidade nacional, o que também beneficiará nosso mercado local”, explica Basso.

Todas as agroindústrias do município já estão recebendo consultoria através do Consad e a elaboração dos projetos de adequação é feita pelo Sebrae. Além disso, a Prefeitura ainda irá contratar mais três médicos veterinários para o serviço de inspeção e acompanhamento das agroindústrias.