Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Debetran intensificará fiscalização na ciclofaixa para coibir abusos de motoristas

Publicado em

Da assessoria

Foto3A partir desta quarta-feira o Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran) pretende apertar o cerco aos motoristas que estacionam na ciclofaixa fora do horário permitido. A medida está sendo tomada em vista dos abusos cometidos desde a semana passada, quando a via foi regulamentada e também passou a abrigar o estacionamento de veículos, mas apenas em dois horários do dia.

“A fiscalização está acontecendo, porém, mais voltada à orientação dos motoristas que estacionam irregularmente”, afirma o diretor do Debetran, Rudimar Czerniaski. “A partir de agora, passaremos a ter mais rigor e autuar os motoristas, que precisam entender que este é um espaço compartilhado e que deve respeitar o horário do tráfego de ciclistas”, completa.

Estacionar sobre a ciclofaixa fora do horário destinado aos veículos pode render uma autuação grave e a remoção do veículo, segundo estipula o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro. A multa pesará R$ 127,69 no bolso do motorista e cinco pontos na carteira de habilitação. A multa só é aplicada quando os agentes não localizam de forma imediata o condutor.

Nesta semana em que o Debetran iniciou a fiscalização da ciclofaixa, alguns motoristas já foram autuados, a maioria logo pela manhã e no final da tarde. A ciclofaixa é destinada ao estacionamento das 8h30 ao meio dia e das 13h30 às 18 horas.

Comentários

  • edson barbosa de lima disse:

    que absurdo! ciclofaixa com hora marcada. só em Beltrão mesmo! ainda dá tempo de voltar atrás nesta estupidez.

  • Mateus disse:

    Já vi uns ciclista quase se matarem porque tem que ficar desviando dos carros que estão estacionados na ciclofaixa…
    é como eu disse ou deixa sem ou é deixa como tava só bicicleta anda.

    • Roni disse:

      Isso mesmo, antes não tivesse gasto dinheiro pra fazer isso então. Deixasse como estava antes, já que fez a ciclovia ela deve ser EXCLUSIVA do ciclista. Mas quem manda na cidade é quem banca a campanha dos políticos e os empresários de merda foram fazer pressão na prefeitura e lá todo mundo se borrou. NÃO COMPREM EM ESTABELECIMENTOS DA RUA CURITIBA, BOICOTEM.

  • edson roberto disse:

    Um baita absurdo!, nossas autoridades retrocederem num projeto dessa importância. Que trata sobre a mobilidade urbana por causa de alguns. Sou favorável dos binários, semáforos para carros e pedestres, trincheiras. Enfim buscar
    soluções a curto prazo que venham resolver e melhorar a situação no transito e na vida do povo de Francisco Beltrão e região, já que somos um polo regional. Ah!, e quem fiscalizará a noite, já utilização da ciclofaixa é mais no período da noite?

  • Evelyn disse:

    É assim que querem estimular o uso de bicicleta como meio de transporte??? Começaram mal… muito mal!

  • Carina disse:

    Considero mais importante que o Debetran fiscalizasse veículos grandes estacionados nas ruas, que podem ocasionar acidentes, devido a obstrução da visão dos motoristas, além de deixar as ruas com espaço para circular um carro por vez. Querem um exemplo, é só passar na rua Peru, entre a Marília e a Mandaguari, pra sentir o problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *