Debetran intensificará fiscalização na ciclofaixa para coibir abusos de motoristas

Foto3A partir desta quarta-feira o Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran) pretende apertar o cerco aos motoristas que estacionam na ciclofaixa fora do horário permitido. A medida está sendo tomada em vista dos abusos cometidos desde a semana passada, quando a via foi regulamentada e também passou a abrigar o estacionamento de veículos, mas apenas em dois horários do dia.

“A fiscalização está acontecendo, porém, mais voltada à orientação dos motoristas que estacionam irregularmente”, afirma o diretor do Debetran, Rudimar Czerniaski. “A partir de agora, passaremos a ter mais rigor e autuar os motoristas, que precisam entender que este é um espaço compartilhado e que deve respeitar o horário do tráfego de ciclistas”, completa.

Estacionar sobre a ciclofaixa fora do horário destinado aos veículos pode render uma autuação grave e a remoção do veículo, segundo estipula o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro. A multa pesará R$ 127,69 no bolso do motorista e cinco pontos na carteira de habilitação. A multa só é aplicada quando os agentes não localizam de forma imediata o condutor.

Nesta semana em que o Debetran iniciou a fiscalização da ciclofaixa, alguns motoristas já foram autuados, a maioria logo pela manhã e no final da tarde. A ciclofaixa é destinada ao estacionamento das 8h30 ao meio dia e das 13h30 às 18 horas.