Debetran comemora 10 anos

6 de novembro de 2017

A comemoração dos 10 anos do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran) foi marcada por diversas homenagens. A programação foi realizada sábado (04) na Cabana Manhari, com a participação dos 34 integrantes da equipe, seus familiares, ex-diretores e autoridades, dentre as quais o prefeito Cleber Fontana. De acordo com Marilda Galvan Ribeiro, diretora do órgão de trânsito, “a iniciativa teve como objetivos resgatar a história do Debetran, comemorar os trabalhos deste ano, principalmente as ações relacionadas a prevenção, e valorizar a equipe de trabalho”.

A criação do Debetran se deu no ano 2001, mas a instalação de fato, com a adoção do estacionamento regulamentado (Faixa Azul) foi em 2007, durante a gestão do prefeito Vilmar Cordasso. A primeira diretora do órgão foi Elaine Stalbaum (2007-2012). Na sequência assumiu a função Rudimar Czerniaski (2013-2016). A partir deste ano Marilda Galvan passou a coordenar os trabalhos. Elaine, Rudimar, Marilda e Cordasso foram homenageados com placas comemorativas dos 10 anos.

Na mesma solenidade duas agentes de trânsito foram homenageadas como destaques do ano. A escolha se deu por votação dos próprios agentes. Neste ano foram escolhidas Daiane Carla Simon e Ilianes Fieira. A partir de agora esta escolha será feita todos os anos. O Debetran é responsável pela educação no trânsito, engenharia de tráfego, estatística, operação e fiscalização.