Conscientização sobre trânsito

2 de maio de 2018

O mês de maio é dedicado para a conscientização sobre o trânsito. Neste ano o tema do Maio Amarelo é “Nós Somos o Trânsito”. O objetivo é chamar a atenção da sociedade quanto à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. Em Francisco Beltrão o lançamento oficial da programação será na próxima terça-feira, dia 8, às 14h00, na Câmara de vereadores.

O tema para 2018 foi definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e Observatório Nacional de Segurança Viária. De acordo com a Diretora do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), Marilda Galvan Ribeiro, o tema propõe uma reflexão. “O trânsito é feito de pessoas que merecem respeito. Por isso precisamos direcionar a importância de conscientização de cada um para um trânsito mais seguro, sejamos motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres, para sempre estarmos cientes das atitudes conscientes e de preservação da vida”, destaca Marilda.

No decorrer do mês será veiculado um vídeo sobre o tema na TV Beltrão, que também é parceira da campanha. O vídeo educacional contém tema voltado ao pedestre. Também serão realizadas ações nas ruas, simulado de resgate de vítima, palestras educativas, blitz educativa dentre outras iniciativas. As ações voltadas para a segurança no trânsito no município fazem parte de um processo de intersetorialidade entre diferentes órgãos de segurança com um único objetivo, de salvar vidas.

Integram as ações o Debetran; Secretaria Municipal de Saúde; Departamento de Vigilância em Saúde; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; 8ª Regional de Saúde; Detran–PR; SAMU; Polícia Rodoviária Estadual; Escola Prática Educativa de Trânsito; Policia Civil; Núcleo Regional de Educação e Departamento Municipal de Cultura.