Debetran intensifica Campanhas Educativas

12 de maio de 2017

01ok

Neste mês está sendo realizado o Maio Amarelo, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em Francisco Beltrão o Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), está realizando atividades educativas para conscientizar a população.

Foram instalados vários outdoors, além da realização de palestras nas escolas em parceria com a Polícia Militar, com o tema “Projeto Jovem no Trânsito”. Segundo a diretora do Debetran, Marilda Galvan Ribeiro, o objetivo é mobilizar a população em relação ao trânsito. No dia 27 de maio acontecerá um evento no Calçadão, contando com parceria da Vigilância em Saúde.  “Vamos abordar as pessoas e entregar material educativo, além de blitz educativa para conscientizar as pessoas visando mudar os números de acidentes”, frisa Marilda. Ela lembra que são três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas do mundo. Os acidentes de trânsito são a nona maior causa de mortes, estando em primeiro lugar em mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade, o segundo na faixa de 5 a 14 anos e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos.

Os acidentes representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país. O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.

A chave para a redução da mortalidade, segundo o Relatório Global de Segurança no Trânsito, da Organização Mundial de Saúde, é garantir que os estados-membros adotem leis que cubram os cinco principais fatores de risco: dirigir sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, não uso do capacete e do cinto de segurança e das cadeirinhas. Apenas 28 países, que abrigam 7% da população mundial, possuem leis abrangentes nesses cinco fatores.

 




Pular para o conteúdo