Lançamento da Semana Farroupilha

8 de agosto de 2018

O lançamento oficial da programação da 12ª Semana Farroupilha da Integração de Francisco Beltrão será no dia 18 de agosto (sábado), às 09h00, com mateada e diversas outras atrações no Calçadão de Francisco Beltrão. A organização é do Departamento de Cultura da prefeitura, juntamente com os CTGs Herdeiros da Tradição, Rancho Crioulo e Recordando os Pagos. Durante toda a manhã acontecerão apresentações locais e regionais, além do show com Teixeirinha Filho e Teixeirinha Neto.

A programação será de 19 a 23 de setembro, no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior. Na abertura, dia 19, tem a chegada da Chama Crioula no parque, solenidade, jantar e tertúlia. Dentre as apresentações artísticas no parque estão confirmadas as presenças de João Chagas Leite, Romário e os Bombachudos, Gaúcho da Fronteira e outros importantes artistas. Também tem o concurso para a escolha de peão e prenda, encontro de gaiteiros, concurso de trovas, Missa Crioula e uma exposição sobre a história do evento e da indumentária gaúcha.

Mariah Ivonete Silva, diretora de Cultura, explica que a exemplo do ano passando, nesta edição a atividade tem total apoio da administração municipal. “O prefeito Cleber Fontana nos deu total respaldo para a realização do evento, contribuindo de forma decisiva em toda a estrutura que será montada e as atrações programadas”, comenta Mariah. Também informa que foram feitas várias reuniões com representantes dos CTGs, grupos de cavaleiros, entidades tradicionalistas e outras pessoas envolvidas na organização para a definição da programação.

Para esta edição o tem escolhido é “Tropeirismo”, que foi um ciclo econômico, social e cultural e um dos principais responsáveis pela formação da identidade do povo gaúcho. O tropeirismo foi uma atividade desenvolvida por grupos de homens durante a época colonial do Brasil. Os tropeiros conduziam o gado do Rio Grande do Sul para outros estados, tendo papel fundamental na ocupação e desenvolvimento do Rio Grande do Sul.