Exposição comemora os 75 anos da Cango

22 de maio de 2018

Na tarde de segunda-feira, 21, no hall de entrada da prefeitura de Francisco Beltrão, foi aberta a exposição itinerante “Cango 75 anos”. A iniciativa é do Departamento de Cultura e tem por objetivo descentralizar a documentação e homenagear a Cango pelos 75 anos de história e pioneirismo. A exposição fica na prefeitura até à tarde desta terça-feira, 22 e posteriormente vai para as escolas da rede municipal de ensino.

A diretora do Departamento Municipal de Cultura, Mariah Ivonete Silva, informa que as escolas foram previamente agendadas e cada uma delas ficará com a exposição durante uma semana, começando pela Frei Deodato do bairro da Cango e na sequencia seguindo para as demais escolas.

Uma vez por semana o restaurador do Memorial de Francisco Beltrão, Bruno Packard, estará presente nas escolas para fazer uma explanação sobre o que retratam os banners, facilitando a pesquisa e estudo dos alunos.

Os banners tratam desde a criação da Cango, sua evolução no Sudoeste, o surgimento da Vila Marrecas e a Revolta dos Posseiros. Trata-se de uma importante ferramenta de estudo da história do município, contribuindo para o enriquecimento dos conhecimentos dos estudantes.