Em sua 10ª edição, Concurso de Literatura destacará o centenário do Sudoeste

23 de abril de 2015

No Memorial do Espaço da Arte, organizadores e patrocinadores do Concurso FB de Literatura lançaram a 10ª edição do evento, que premia os melhores contos e poesias

Instituições organizadoras do Concurso Francisco Beltrão de Literatura lançaram na manhã desta quinta-feira (23) a 10ª edição do evento, que neste ano irá distribuir R$ 10 mil em prêmios aos melhores contos e poemas. O lançamento também abre o período de inscrições de trabalhos, que prossegue até o dia 24 de agosto.

A novidade desta edição é o tema, que celebra os 100 anos de criação Sudoeste do Paraná, oficializado em outubro de 1916. Os candidatos poderão inscrever contos e poesias que versem sobre o tema em uma das categorias; a outra é com temática livre e há ainda uma só para estudantes. “Nesse quase centenário da criação oficial do Sudoeste paranaense queremos resgatar as boas histórias da região, que não são poucas”, explica o jornalista Ivo Pegoraro, coordenador do concurso.

A expectativa é de que neste ano o concurso mantenha a quantidade de inscrições da última edição, em 2013, que teve 541 trabalhos concorrendo.

Território disputado

Historicamente, a região onde hoje se situa o Sudoeste do estado foi conflito de várias disputas. A principal delas foi em fins do século XIX, com a chamada Questão de Palmas, em que, com base no Tratado de Madri, a Argentina reivindicava a posse do território pretendendo estabelecer suas fronteiras com o Brasil pelos rios Chapecó e Chopim.

A questão foi decidida em 1895, após decisão do então presidente estadunidense Grover Cleveland, que arbitrou favoravelmente ao Brasil. Na época, o Paraná se estendia até o rio Uruguai e fazia divisa com o Rio Grande do Sul, mas o território de 48 mil km2 que estava sob litígio e hoje compreende o Oeste catarinense e Sudoeste paranaense foi dividido entre os dois estados, dando origem às atuais delimitações geográficas de Paraná e Santa Catarina.

Incentivo a escritores

Para o diretor do departamento de Cultura de Beltrão, Miguel Seymur, o concurso é uma forma de incentivar a escrita entre adolescentes e amadores. “O concurso se mostra um importante mecanismo de descoberta de novos escritores, estimulando a criação de obras que estão relacionadas à região e dizem respeito á nossa própria identidade”, afirma.

Organização

O julgamento dos trabalhos é feito por uma equipe de profissionais indicados pelo Núcleo Regional de Educação. O concurso é organizado pela Prefeitura através do Departamento de Cultura e tem o patrocínio da ConsisaNet, Muralha Contábil, Ítalo Supermercados, Livraria Fonte Nova, Marel Móveis, Amsop, Acefb, Engebel, Centro de Letras, Jornal de Beltrão, Sonata Escola de Música e Colégio Águia.