Beltrão prepara a Semana Farroupilha

10 de julho de 2018

A Semana Farroupilha será em setembro, mas em Francisco Beltrão a Comissão Organizadora já realizou duas reuniões para tratar da programação. A comissão é composta por representantes da administração municipal, através do Departamento de Cultura, dos CTGs, grupos de cavaleiros e entidades tradicionalistas. A coordenação geral é do Departamento de Cultura.

Nas reuniões foram debatidos assuntos sobre a chegada da Chama Crioula, os shows que sempre atraem grande público, concurso de trovas,  encontro de gaiteiros, a 2ª edição do concurso de peão e prenda Farroupilha, a Missa Crioula e as tertúlias livres. A diretora de Cultura, Mariah Ivonete Silva, informa que uma novidade neste ano será o café campeiro envolvendo todas as entidades participantes. Será no dia 23 de setembro, um domingo.

A programação acontecerá de 19 a 23 de setembro, no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior, mas os festejos farroupilhas iniciam já no dia  18 de agosto, com o lançamento oficial no Calçadão, com mateada, cavalgada  e apresentações artísticas. “Um dos pontos importantes para o sucesso do evento é a manutenção da integração e harmonia entre todos os grupos. Isso já aconteceu no ano passado e será mantido nesta edição”, destaca Mariah.

Os coordenadores Antonio Serena e Augustinho Miller comentam que a participação da administração municipal na organização da programação e no apoio que tem dado para todos os grupos de CTGs é fundamental para manter a preservação do tradicionalismo no município e fazer da Semana Farroupilha o maior evento popular do tradicionalismo gaúcho.

As comemorações farroupilhas reúnem  pessoas em acampamentos, atividades culturais nos Centros de Tradições Gaúchas, nas escolas públicas e particulares, em rodeios e em fandangos, com a finalidade de preservar as tradições.

Mariah lembra que o momento é considerado mágico para os gaúchos, com a celebração de uma história, mantendo a estrutura de valores que serve de guia e norte para a construção e formação do futuro. Enfatiza ainda que toda a programação está sendo pensada dentro desse contexto e com o intuito de inserir e aproximar ainda mais a população. Em breve serão definidas e divulgadas todas as atrações e atividades deste ano.

A reunião mais recente aconteceu no Rancho dos Cavaleiros “Seguindo a Tradição”, localizado na Linha São Paulo. Além da coordenação,  o encontro contou com a participação do secretário de Urbanismo, Dirceu Abatti, visto que a pasta também é parceira para a realização do evento. Nos próximos dias será promovido mais um encontro para finalizar a programação.