CREAS promove palestra sobre Violência Sexual

25 de maio de 2017

000_8881

Na noite de quarta-feira, 24, aconteceu a palestra “A importância da articulação em rede no enfrentamento a violência, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes”, com a professora e doutora Zelimar Bidarra. O evento é uma realização do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), de Francisco Beltrão, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Aconteceu no auditório do Centro de Eventos do Parque de Exposições Jayme Cante Júnior.

Foi a última de uma série de ações realizadas neste mês através campanha municipal de combate à violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O Diretor de Assistência Social, Leandro Legramanti, parabenizou a iniciativa dos colaboradores do CREAS, coordenados pela Assistente Social Sueza Oldoni e ressaltou a importância destas ações. A vereadora Franciele Schmitz frisou que toda a sociedade precisa se responsabilizar pelas crianças e adolescentes e prezar pela integridade delas.

A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, entretanto, poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabou por decretar a impunidade dos criminosos. Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio) vêm manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis. De autoria da então deputada Rita Camata (ES), presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional, o projeto foi sancionado em maio de 2000 através da lei 9.970, que “Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto – Juvenil”. Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.