Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Com o dobro de unidades de saúde, cobertura chegará a 70%

Publicado em

 

Da assessoria

As onze novas unidades de saúde que Francisco Beltrão terá, e que foram anunciadas nesta semana pelo Ministério da Saúde, elevarão a abrangência do programa Estratégia Saúde da Família para 70% do município. Atualmente, Beltrão tem 11 unidades e cobertura de 39%.

A contemplação do município com o projeto foi publicada no Diário Oficial da União de terça-feira. Logo que ficou sabendo da notícia, dada pelo vice prefeito Eduardo Scirea (PT), que estava em Brasília, o prefeito Antonio Cantelmo Neto (PMDB) comemorou a conquista dizendo que a saúde é uma área prioritária do governo municipal. “Essa conquista evidencia nosso compromisso em cuidar das pessoas”, resumiu.

O prefeito também citou outras medidas, como a ampliação do número de agentes comunitários de saúde para 174, o trabalho dos agentes de endemias para eliminar a dengue e o combate a mortalidade infantil. “Estamos focados em prevenir e tratar homens, mulheres, crianças e idosos”, completou Neto.

O vice prefeito, Eduardo Scirea, enalteceu o trabalho dos envolvidos no processo de conquista das unidades, principalmente deputados e a ministra Gleisi Hoffman, e também celebrou, afirmando que “as novas unidades terão um impacto importante no município, principalmente a médio prazo”.

Isso porque, segundo explica a secretária de Saúde, Rose Mari Guarda, a unidades do Estratégia da Família trabalham, basicamente, com a prevenção. “São unidades que atendem programas do governo, como para hipertensos e diabéticos, além de um foco prioritário na assistência à prevenção de doenças”, diz. Cada unidade ESF tem capacidade para cobrir uma população de 3.500 pessoas e conta com equipe especializada.

O investimento nas novas unidades beira os R$ 4,5 milhões. Serão contemplados os bairros Padre Ulrico (Conjunto Esperança), Jardim Floresta, São Francisco, São Cristovão, Seminário/Miniguaçu, Jardim Itália, Sadia, Marrecas e Cantelmo, além do Km 20, no interior.

 

Comentários

  • Vera Lucia Provenzi Pires disse:

    Sobre as unidades de sáude, gostaria de saber como foi definidos os Bairros que irão ganhar os atendimentos, Achei injusto o Bairro Jardim Floresta ja tem um e vai ganhar mais um enquanto o Bairro Jupter e o Bairro Primavera não tem nenhum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *