Caps AD prestará homenagem à irmã Álix

23 de outubro de 2013

Espaço que será inaugurado na próxima sexta-feira tratará dependentes de álcool e drogas de Francisco Beltrão

Em visita à irmã Inês, Neto e Rose observam foto da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, da qual irmã Álix fazia parte

A primeira diretora do Colégio Nossa Senhora da Glória dará nome ao Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial para dependentes de Álcool e Drogas), que será inaugurado nesta sexta-feira em Francisco Beltrão. Conhecida no meio religioso por irmã Álix, Maria Bento fazia parte da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora e faleceu em janeiro de 2011.

Em uma casa simples no bairro Padre Ulrico, irmã Inês, que também faz parte da Congregação, recebeu na tarde desta quarta-feira o prefeito Antonio Cantelmo Neto e a primeira dama Rose Mari Guarda, que formalizaram o convite para a inauguração do Caps. Outras três irmãs que também compõem a Congregação, lideranças religiosas e direção do Colégio Nossa Senhora da Glória também receberam o convite.

Durante a visita à casa das irmãs, o prefeito recordou o tempo em que estudou no colégio e disse que o empréstimo do nome de irmã Álix ao Caps é uma “justa homenagem”. “Apesar de estar mais ligada à educação, irmã Álix também trabalhou sempre muito próximo aos que mais precisavam, por isso da homenagem, extensiva também a toda Congregação”, explicou.

A Congregação das Irmãs Escolares foi fundada em 1833 e neste dia 24 de outubro completa 180 anos. A instituição foi pioneira na educação em Francisco Beltrão, dando origem, ainda em 1952 ao atual Colégio Nossa Senhora da Glória. Atualmente a Congregação está em 35 países e possui mais de 2 mil irmãs.

Ainda durante o encontro, irmã Inês, que atua nas visitas às famílias do bairro, levou Neto e Rose para conhecer o grupo de alfabetização de adultos do Padre Ulrico e as obras de construção da nova igreja.

Inauguração

O Caps AD será inaugurado na manhã de sexta-feira, dia 25, e funcionará em um espaço alugado, no bairro Nossa Senhora Aparecida. O local funcionará como um ambulatório psiquiátrico para tratar dos dependentes químicos de álcool e drogas e terá capacidade para atender até 45 pacientes por dia. O serviço funcionará 8 horas por dia e terá 13 colaboradores entre médico psiquiatra, clínico geral, psicólogo, pedagogo, terapeuta ocupacional e outros. O Município receberá R$ 40 mil mensais de custeio do Ministério da Saúde para manter o serviço.