Capacitação aborda o pré-natal

25 de maio de 2018

Nesta sexta-feira, 25, no auditório da Unioeste, em Francisco Beltrão, aconteceu o 1º encontro denominado de “Assistência do pré-natal ao período puerperal, pela ótica da humanização”. Participaram enfermeiros, médicos, odontólogos e agentes comunitários de saúde. A realização é dasecretaria municipal de Saúde e do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ) da Unioeste.

O prefeito Cleber Fontana participou da abertura dos trabalhos e enalteceu o trabalho dos profissionais com as gestantes e depois no acompanhamento das mães e das crianças. “Vocês cumprem uma missão de extrema importância” definiu o prefeito. De acordo com Aline Biezus, secretária de Saúde de Beltrão, o objetivo é capacitar e sensibilizar os profissionais que atuam na atenção básica sobre sua rotina de trabalho.

Neste mês de maio são realizadas ações de combate à mortalidade materno-infantil, sendo que 28 de maio é o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Aline relata que atender gestantes realizando a rotina do pré-natal e acompanhá-la desde o nascimento, seu crescimento e desenvolvimento, é um desafio.

“Muitas vezes em nossa rotina de trabalho seguimos os protocolos e linhas guias, porém estes nem sempre suprem as necessidades quando necessitamos de um olhar global e multiprofissional para o indivíduo sob nossos cuidados. Por isso é de suma importância termos momentos como este, onde nos reunirmos com outros profissionais para troca de experiências”, comenta Aline.

Ainda segundo ela, para melhorar as práticas de assistência é necessário investir nos profissionais, pois são eles que estão à frente da saúde pública do município. “Investir na atenção primária é garantir melhorias na saúde em todos os níveis de atenção e combater a mortalidade materno-infantil é um dever de todos”, destaca a secretária.

Fizeram parte da frente de honra o prefeito Cleber Fontana, a secretária Aline Biezus, o Diretor da secretaria, Fernando Pauli, a coordenadora do Neddij de Francisco Beltrão, professora Liliane Gruhn, e a coordenadora da Atenção Primária a Saúde da secretaria, Cristina da Cas.