Campanhas já recolheram 36 toneladas de lixo eletrônico

8 de outubro de 2013

Da assessoria

 Idair (Ambients), Lucas e Joice da Secretaria de Meio Ambiente junto a parte dos equipamentos e aparelhos descartados

Idair (Ambients), Lucas e Joice da Secretaria de Meio Ambiente junto a parte dos equipamentos e aparelhos descartados

Computadores, monitores de tevê, impressoras e rádios velhos compunham boa parte do amontoado de lixo eletroeletrônico exposto no calçadão central de Beltrão na última semana, quando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a empresa Ambients realizaram mais um dia de arrecadação deste tipo de material.

Somente neste ano, 36 toneladas de lixo eletroeletrônico foram coletadas em três campanhas em que a população é convidada a se desfazer daqueles equipamentos e eletrodomésticos sem conserto. O material é levado até a Ambients, empresa de Pato Branco que os desmonta e comercializa em partes para empresas de reciclagem. “A gente tira todos os componentes, separa o que é ferro, cobre, alumínio e fio e vende para a reciclagem”, explica Idair Madeira, da Ambients.

Em todas as campanhas, a Unioeste e as escolas e CMEIs do município realizam a divulgação, que também é feita na imprensa local. Para a secretária de Meio Ambiente, Joice Barivieira, a quantidade de lixo eletrônico recolhido demonstra o sucesso das campanhas. “Sempre que nos propusemos a fazer um dia de arrecadação, muita gente se desloca de suas casas para cá trazendo aparelhos e eletrodomésticos, o que demonstra que a população está mais consciente e disposta a descartar corretamente este tipo de material”, diz.

“Antes de jogar em qualquer lugar é melhor trazer aqui que a gente sabe que vai ter uma destinação correta”, afirmou Jacir Alceu, que levou ao local uma tevê que estava estragada há três meses em casa.

A próxima campanha de recolhimento de lixo eletrônico está programada para janeiro. Mas as pessoas que querem se desfazer imediatamente de aparelhos podem realizar a entrega nos Eco Pontos autorizados, que em Beltrão são as eletrônicas Scotti e Tabajara, a IGS Informática e a Real Móveis, na Cidade Norte.

 




Pular para o conteúdo