Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Campanha quer evitar contato de frentistas com benzeno

Publicado em

Substância presente na gasolina é considerada altamente tóxica e cancerígena pela OMS

Da assessoria

 A secretária de Saúde, Rose Mari Guarda, e a diretora da Vigilância em Saúde, Bernadete de Souza, com carro adesivado na tampa do tanque de combustível

A secretária de Saúde, Rose Mari Guarda, e a diretora da Vigilância em Saúde, Bernadete de Souza, com carro adesivado na tampa do tanque de combustível

Uma campanha lançada nesta quinta-feira pretende conscientizar motoristas e frentistas de postos de combustíveis sobre os perigos do benzeno. A substância, que está presente na gasolina, pode ser absorvida pelo corpo e é considerada tóxica e cancerígena pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Durante o lançamento da campanha, no calçadão central, a secretária de Saúde, Rose Mari Guarda, destacou a necessidade da prevenção. “Temos que concentrar esforços para prevenir qualquer ação que venha causar danos ao corpo humano, principalmente em um público que está constantemente exposto ao benzeno”, afirmou.

A campanha é desenvolvida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, e tem a parceria da Vigilância em Saúde da Secretaria de Francisco Beltrão, além do Siemaco, Sintramademóveis e Crioart (Comitê Regional de Investigação de Óbitos e Acidentes Relacionados ao Trabalho).

A intoxicação por benzeno pode causar bronquite, dificuldades respiratórias e até bronquiolites irritativas graves, com hemorragia, inflamação e endema pulmonar, podendo levar à morte.

Denominada “Não passe do limite” – em alusão ao fato de abastecer somente até o automático – a campanha está percorrendo os postos de combustíveis orientando motoristas e frentistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *