Campanha de Vacinação encerra esta semana

23 de maio de 2017

Vaccine - a doctor giving  vaccination girl, health, prevention

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe encerra na sexta-feira, 26 de maio. A Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Beltrão informa que as crianças e gestantes não tem procurado os postos de vacinação. A situação é preocupante, principalmente pelo fato de no ano passado ter sido registrado mais de 25 casos de H1N1 e três óbitos por Influenza no município e este ano já são vários casos suspeitos.

Segundo a pediatra Silvânia Acco Vieira a vacina é recomendada devido sua eficácia ser em torno de 80%, e à medida que as pessoas se vacinam a comunidade estará mais protegida. “A sociedade brasileira de pediatria recomenda que todas as crianças sejam vacinadas a partir de seis meses de vida, tendo como principal objetivo evitar a manifestação da doença e evitar internações. A vacina é ainda mais fundamental para aquelas crianças com doenças respiratórias, como asma e que tem contato com adultos e idosos com a saúde fragilizadas. É comum os pais falarem que as crianças ficaram gripadas depois da vacina, vale lembrar que a vacina não causa gripe porque é feita com o vírus morto. Porém ela protege somente contra três tipos de vírus influenza e existem muitos outros que circulam durante o inverno que não tem na vacina, por isso causa essa confusão”, esclarece Silvana.

Segundo o diretor da secretaria municipal de Saúde, Fernando Bráz Pauli é preciso vacinar as gestantes e crianças menores de cinco anos. “Os idosos aderiram a Campanha e estão sendo vacinados em grande número, mas as crianças não estão sendo imunizadas, e isto é preocupante, apenas 50,32% foram vacinadas, as gestantes também estão em numero reduzido, apenas 68,34% das gestantes receberam a vacina. A campanha termina sexta-feira, ainda da tempo de mudar estes números, os postos de saúde estão realizando a imunização em horário normal e o Centro de Saúde da Cango atende das 7:00 horas da manhã até as 19:00 e a vacina é gratuita”, lembra Fernando.

Segundo o médico Pneumologista Redimir Goya essa doença é de fácil transmissão principalmente entre as populações mais susceptíveis que são as crianças e idosos. A vacina é o meio mais eficaz e seguro de proporcionar proteção a esta população.