Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Campanha “10 Minutos Contra a Dengue” quer evitar focos de larvas em residências

Publicado em

Da assessoria

Secretária Rose Mari Guarda em entrevista à imprensa: campanha visa tornar vitorias uma rotina dos moradores

Secretária Rose Mari Guarda em entrevista à imprensa: campanha visa tornar vitorias uma rotina dos moradores

Lançada nesta semana pela Secretaria de Saúde, uma campanha estará incentivando moradores de Francisco Beltrão a dedicar dez minutos semanais na vistoria das residências e terrenos para identificar possíveis focos de larvas do aedes aegypti. A iniciativa é para quebrar o ciclo de reprodução da larva, que ocorre a cada período de sete a dez dias.

A campanha, segundo a secretária de Saúde. Rose Mari Guarda, ocorre em um período do ano em que o calor e as chuvas facilitam a reprodução das larvas, o que, em poucos meses, pode gerar uma infestação de mosquitos no município. “Apesar da significativa redução dos casos de dengue este ano, vários municípios da região enfrentaram epidemias da doença, por isso é importante darmos maior atenção à prevenção neste período do ano”, afirma Rose.

Durante as vistorias feitas pelos moradores, é importante observar locais que possam acumular água, além de objetos como garrafas, pneus velhos ou qualquer outro tipo de vasilhame. Os vasos de plantas e calhas também devem ser observados.

“Estas vistorias que os próprios moradores podem fazer serve para complementar o trabalho que viemos desenvolvendo”, diz Claudionei Roessler, do Setor de Combate a Endemias. O mês de novembro está sendo dedicado ao combate à doença, com atividades nas escolas e com as comunidades na cidade e até do interior.

Este ano registrou apenas 16 casos autóctones de dengue. De janeiro para cá, também houve a redução do Lira, o índice que mede a infestação de larvas, que caiu de 6,3% para apenas 0,2% das residências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *