Binário entrará em funcionamento no dia 22

2 de janeiro de 2014

Prefeitura está prosseguindo obras para transformar as ruas Curitiba e Tenente Camargo em mão única com sentido contrário

Placas alertando os motoristas já foram instaladas em todas as esquinas das ruas Curitiba e Tenente Camargo

Os motoristas que trafegas nas ruas transversais à Curitiba e Tenente Camargo já notam as primeiras placas indicando a mudança de sentido das duas ruas a partir de 22 de janeiro. A mudança faz parte da implantação do sistema binário Leste-Oeste, que visa melhorar o fluxo do trânsito entre os bairros e o Centro com a adoção de mão única nestas duas ruas.

Toda a extensão da Curitiba terá mão única no sentido Parque de Exposições ao Nossa Senhora Aparecida, já a Tenente Camargo o contrário, das proximidades da antiga Ajub até o Parque.

A Prefeitura já realizou uma operação tapa-buracos para recapear os pontos críticos e instalou placas de aviso e os postes dos semáforos que substituirão as rotatórias ao longo do trecho. Os próximos passos compreendem a pintura da sinalização e a divulgação em massa para alertar os motoristas. “Quem trafega por estas duas vias já deve ficar atento para estas pequenas obras que acontecerão nos próximos dias e para o pleno funcionamento do binário a partir de 22 de janeiro”, informa Rudimar Czerniaski, diretor do Departamento Beltronense de Trânsito.

O sistema foi modelado  por uma empresa especializada e sua implantação também está mobilizando a Secretaria de Planejamento e de Urbanismo.

Além de mudar significativamente a vida de quem trafega por estas duas vias, o binário também deverá oportunizar a utilização de meios alternativos de locomoção, como a bicicleta. O projeto prevê que ao longo de toda a rua Curitiba seja feita uma ciclofaixa, espaço exclusivo para o tráfego de ciclistas.