BELTRÃO SEDIA ENCONTRO DE MULHERES E JOVENS

23 de outubro de 2017

Na sexta-feira, 20, mais de mil pessoas se reuniram em Francisco Beltrão para o 8º Encontro Interestadual de Mulheres Rurais e o 4º Encontro Estadual da Juventude Rural. O evento comemora o Dia Internacional da Mulher Rural, estabelecido pela ONU, e aconteceu no Marabá Centro de Eventos.

A iniciativa é da Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado Paraná (UNICAFES-PR), com apoio da Administração Municipal de Francisco Beltrão, além de várias entidades ligadas aos trabalhadores rurais. O encontro teve por objetivo motivar e estimular a mulher a continuar produzindo alimentos com qualidade, além de incentivar os jovens a se manter no campo.

Ao longo do dia aconteceram palestras sobre sucessão familiar. Também foi feito o lançamento da Moeda-Semente, projeto da Organização para as Nações Unidas (ONU). A feira da Agricultura Familiar, um espaço para comercialização dos produtos do campo, teve a participação de 20 grupos ligados a cooperativas e associações de pequenos produtores rurais ou grupos de mulheres.

Paralelo aconteceu a fase final e premiação da 4º edição do Projeto de Receitas “Cultivando Sabores da Roça”. Durante a programação teve ainda a realização da etapa regional do concurso de queijos artesanais, iniciativa da Emater e Seab, com apoio da Unicafes e do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Participaram da solenidade de abertura o presidente da Unicafes e Infocos, Vanderley Zigger, o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento de Francisco Beltrão, Antonio Pedron, a deputada estadual de Santa Catarina, Luciane Carminatti, a diretora da secretaria de mulheres da Unicafes-PR, Janete Rotava, o deputado federal Assis do Couto, a  representante da Unicafes, Sandra Bergamin, dentre outras lideranças.