Beltrão quer sediar companhia do Batalhão de Fronteira

13 de agosto de 2015

Adams Brizola e José Carlos Vieira, da Prefeitura, com o tenente João Pedro Passos, comandante do BPFron, que poderá vir para Beltrão

A 3ª Cia do Batalhão de Polícia da Fronteira (BPFron) poderá ser instalada em Francisco Beltrão. O governo municipal começou a trabalhar a atração da sede da corporação ao município após notícia do encerramento do convênio com a Prefeitura de Santo Antonio do Sudoeste, onde atualmente está sediada em um espaço cedido pela administração local.

Nesta semana, o secretário de Assuntos Estratégicos de Beltrão, José Carlos Vieira, e o assessor de gabinete, Adams Brizola, visitaram a estrutura do BPFron e formalizaram o interesse do município em receber a sede da companhia. “É uma decisão que cabe ao comando da Polícia Militar do Estado, mas nosso interesse é que o Batalhão de Fronteira possa agregar o trabalho de segurança pública no município e região”, explica Brizola.

O BPFron é uma espécie de equipe de elite da PM, responsável por garantir a segurança e defesa das regiões de fronteira e pode estar situado até 150 km de divisas internacionais. A 3ª Cia é a única corporação deste tipo no Sudoeste e possui mais de 40 soldados, além de armamento e viaturas de ponta e sofisticada estrutura de inteligência. O grupo atua em casos de contrabando e descaminho, tráfico de drogas e no apoio ao combate de crimes mais graves, como assalto a bancos.

Em Santo Antonio, os representantes do governo municipal se reuniram com o tenente João Pedro Passos, comandante da Companhia. Na parceria proposta pela Prefeitura de Beltrão, o Município disponibilizaria um espaço físico para abrigar a sede do BPFron.