Agentes de saúde e de endemias receberão repasse integral no salário

24 de setembro de 2013

Em Francisco Beltrão, a Prefeitura repassará, a partir de janeiro, o valor integral recebido pelo governo federal para custear os serviços dos agentes comunitários de saúde e dos de combate a endemias. A novidade foi anunciada pelo prefeito Antonio Cantelmo Neto (PMDB) e pela secretária de Saúde, Rose Mari Guarda, durante encontro com todos os agentes do município, na sexta-feira.

“Em função do importante papel que os agentes desempenham, pois são eles que vão pra rua, conversam com a população sobre prevenção e nos ajudam a superar nossas metas em saúde, vamos valorizar estas duas categorias com uma medida que terá reflexo imediato em seus salários”, disse o prefeito Neto.

Atualmente, o governo federal repassa R$ 950 mensais por cada agente, mas o município retém parte deste valor para cobrir gastos com equipamentos e os encargos trabalhistas. Agora, este valor será repassado integralmente como salário e as despesas com encargos e equipamentos serão assumidas pela Prefeitura.

A secretária Rose Mari Guarda destacou que os agentes desempenham uma função importante, principalmente no combate à dengue e no enfrentamento da mortalidade infantil, que neste ano já possui dados satisfatórios. “Hoje, em função da epidemia de dengue vivida no ano passado e mesmo tendo reduzido significativamente o número de casos, somos considerados um município de alto risco de infestação de dengue pelo Ministério da Saúde”, afirmou Rose.

Além do repasse integral, a Secretaria de Saúde pretende ampliar a quantidade de agentes de saúde dos atuais 120 para 174, o que deixará o município próximo de uma cobertura ideal. “Saúde não tem milagre, é trabalho: tem que identificar, encaminhar e tratar”, finalizou Neto.