ABERTURA DO NATAL SERÁ NESTA SEXTA-FEIRA

21 de novembro de 2017

A festa de abertura do Natal Encantado de Francisco Beltrão será nesta sexta-feira, dia 24 de novembro, a partir das 20h00, no Calçadão. A chegada do Papai Noel é um dos principais atrativos. O bom velhinho permanecerá no Calçadão durante toda a programação, no Espaço do Noel, recebendo as crianças. O evento desta sexta-feira é realizado pela Administração Municipal, através do Departamento de Cultura. A programação terá ainda a apresentação dos corais municipal e infantil, Charanga do Papai Noel, acendimento das luzes, show pirotécnico e o principal show da noite, o espetáculo natalino Angelis, de Canela (RS).

Todo o conceito de Natal está baseado no resgate aos valores natalinos de família, união, solidariedade e encantamento. A decoração especial será toda em vermelho, verde e dourado. Entre os atrativos terá também roda gigante e carrossel. A cidade está recebendo decoração especial na Torre da Concatedral, em espaços públicos, nos quatro trevos das entradas da cidade, rotatórias, postes da avenida Júlio Assis Cavalheiro e entre os canteiros de estacionamento. O projeto de criação da decoração natalina foi elaborado pela diretora de Cultura, Mariah Ivonete Silva, que é artesã, arte educadora e também atua como cenógrafa.

O prefeito Cleber Fontana comenta que a administração municipal, sentindo o anseio da comunidade, decidiu investir para resgatar o espírito de Natal na cidade e atrair para Francisco Beltrão pessoas de todo o Sudoeste. “Além da decoração e dos muitos outros atrativos, a nossa praça está sendo revitalizada e se tornará uma das mais belas do Paraná. Certamente teremos uma enorme movimentação de pessoas neste final de ano em nossa cidade”, comenta otimista o prefeito.

A diretora Mariah destaca que o objetivo é encantar, resgatar a alegria e o espírito natalino na cidade. Além da equipe do Departamento de Cultura, outras secretarias e departamentos estão envolvidos nos preparativos para o Natal Encantado. “Através de uma proposta lúdica, o objetivo é remeter crianças e adultos à magia dos brinquedos, sem deixar a religiosidade de lado na decoração e nas atividades culturais que serão desenvolvidas nesse período”, comentou Mariah.

Espetáculo Angelis

Pela primeira vez em Francisco Beltrão e região, o grupo da empresa Darte Multi Arte, de Canela (RS), traz um espetáculo artístico multimídia em forma de show. Por meio de música, dança, efeitos especiais e com uma cenografia temática, o espetáculo ilustra cenas do universo natalino com versões cantadas e dançadas dos mais variados clássicos de todos os tempos: Noite Feliz, Jingle Bells, Amazing Grace, Ave Maria, Adeste Fideles e outros. O espetáculo é composto por um elenco de 25 pessoas entre atores, cantores, técnica, produção, equipe de camarim e direção.

Programação de Natal

A partir de segunda-feira, dia 27 de novembro, vão acontecer apresentações todos os dias no espaço coberto do Calçadão. As apresentações serão em três momentos do dia, às 15h00, 18h30 e às 20h00. O local vai receber um palco com toda estrutura e cadeiras para o público.

No horário das 15h00 serão as apresentações das escolas municipais, oportunizando a participação da comunidade escolar na programação. Nos demais horários, diferentes entidades subirão ao palco para apresentações natalinas. Escolas de música, de dança, oficinas do Departamento de Cultura, corais, bandas natalinas, arte circense, orquestras, teatro, entre outros comandarão o espetáculo.

A programação natalina continua até o dia 21 de dezembro. No dia 22 acontecerá o grande espetáculo de encerramento, a “Parada de Natal”, de Canela (RS). Além da programação artística e cultural, as pessoas poderão visitar e se encantar com os cenários da Aldeia do Papai Noel, passear no trenzinho do Noel, brincar na roda gigante e no Carrossel.