Viveiro municipal tem 7 mil mudas de araucária para distribuição

Mudas de araucária podem ser retiradas gratuitamente e em qualquer quantidade, mas plantio deve observar algumas recomendações

Mudas da árvore símbolo do Paraná podem ser adquiridas gratuitamente em Francisco Beltrão, no viveiro municipal mantido pela Prefeitura. Mais de 7 mil mudas de araucária foram preparadas para serem distribuídas à população e, apesar de produzir o fruto mais característico da região – o pinhão –  seu plantio deve seguir algumas recomendações.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, as mudas devem ser plantadas preferencialmente na área rural e afastada de residências e da rede elétrica. “Por ser uma espécie nativa, a araucária deve estar acompanhada de uma área de mata; seu plantio de forma isolada em um espaço pequeno, como um lote urbano, pode provocar problemas futuros”, explica a secretária de Meio Ambiente, Joice Bariviera.  “O ideal é o plantio em sítios e bosques”, completa.

Em sua fase adulta, a araucária pode chegar a 50 metros de altura e ter um tronco com mais de 2 metros de diâmetro. A envergadura da árvore pode causar acidentes, como em vendavais, com o desprendimento de galhos e até a queda do tronco.

Projeto alimenta banco de sementes

O viveiro municipal ainda possui uma série de mudas nativas como angico, canafístula, uvaia, cedro, canela e leucena, todas são resultado do projeto Plantando Vida, desenvolvido pelo Rotary Club 3º Milênio.

No projeto, estudantes de escolas do campo recolhem sementes de árvores nativas na própria comunidade e fazem a seleção das espécies, que são levadas ao banco de sementes do viveiro municipal e transformadas em mudas, distribuídas gratuitamente para recompor áreas de mata ciliar e de preservação permanente.

O viveiro

Espécies frutíferas também estão à disposição no viveiro, que distribui mudas em qualquer quantidade e com orientação sobre cuidados. O viveiro funciona de segunda à sexta-feira, no Parque Irmão Cirilo, bairro Padre Ulrico.