Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Viveiro municipal tem 7 mil mudas de araucária para distribuição

Publicado em

Da assessoria

Mudas de araucária podem ser retiradas gratuitamente e em qualquer quantidade, mas plantio deve observar algumas recomendações

Mudas de araucária podem ser retiradas gratuitamente e em qualquer quantidade, mas plantio deve observar algumas recomendações

Mudas da árvore símbolo do Paraná podem ser adquiridas gratuitamente em Francisco Beltrão, no viveiro municipal mantido pela Prefeitura. Mais de 7 mil mudas de araucária foram preparadas para serem distribuídas à população e, apesar de produzir o fruto mais característico da região – o pinhão –  seu plantio deve seguir algumas recomendações.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, as mudas devem ser plantadas preferencialmente na área rural e afastada de residências e da rede elétrica. “Por ser uma espécie nativa, a araucária deve estar acompanhada de uma área de mata; seu plantio de forma isolada em um espaço pequeno, como um lote urbano, pode provocar problemas futuros”, explica a secretária de Meio Ambiente, Joice Bariviera.  “O ideal é o plantio em sítios e bosques”, completa.

Em sua fase adulta, a araucária pode chegar a 50 metros de altura e ter um tronco com mais de 2 metros de diâmetro. A envergadura da árvore pode causar acidentes, como em vendavais, com o desprendimento de galhos e até a queda do tronco.

 

Projeto alimenta banco de sementes

O viveiro municipal ainda possui uma série de mudas nativas como angico, canafístula, uvaia, cedro, canela e leucena, todas são resultado do projeto Plantando Vida, desenvolvido pelo Rotary Club 3º Milênio.

No projeto, estudantes de escolas do campo recolhem sementes de árvores nativas na própria comunidade e fazem a seleção das espécies, que são levadas ao banco de sementes do viveiro municipal e transformadas em mudas, distribuídas gratuitamente para recompor áreas de mata ciliar e de preservação permanente.

 

O viveiro

Espécies frutíferas também estão à disposição no viveiro, que distribui mudas em qualquer quantidade e com orientação sobre cuidados. O viveiro funciona de segunda à sexta-feira, no Parque Irmão Cirilo, bairro Padre Ulrico.

Comentários

  • Igor disse:

    Olá
    Gostaria de produzir mudas de araucaria para proteger uma pequena serra de mata No meu município
    Taquaritinga sp
    Sou de um grupo daqui de preservação
    Poderia ajudar como faço para fazer as sementes germinar tenho algumas
    Obrigado

    • Leandro disse:

      Pode entrar em contato diretamente com o Viveiro Municipal, que possui equipe especializada na germinação de sementes e cuidados com mudas, pelo (46) 3520-2153.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *