Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Separação de lixo

Publicado em

A secretaria Municipal de Meio Ambiente está orientado a comunidade que a partir de agora o lixo reciclável colocado junto com o lixo domiciliar não será mais coletado. A medida está sendo adotada porque, apesar de todas as campanhas de conscientização, é comum encontrar produtos recicláveis misturados no lixo domiciliar ou o domiciliar no reciclável.

A coleta seletiva de lixo foi adotada em Francisco Beltrão em 2007 e a partir de 2012 atingiu todo o perímetro urbano. Desde a implantação vem sendo realizadas campanhas de orientações sobre a necessidade de separação do lixo, prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010) e na Lei Municipal  3724/2010.

O secretário da pasta, Adriano David, e o diretor, Vilmar Rigo, se reuniram com servidores da coleta de lixo e integrantes da Associação dos Catadores de Papel para repassar orientações sobre quais tipos de resíduos devem ser recolhidos, visto que é obrigação da população separar e colocar em dias específicos os resíduos orgânicos e os recicláveis.

Antes de adotar a medida, a secretaria realizou uma campanha, com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, com visitas em mais de 20 mil domicílios. Foram entregues panfletos com orientações sobre o tema. Rigo explica que os servidores da coleta de lixo não irão recolher sacos ou sacolas com lixo que esteja misturado.

Os resíduos orgânicos são restos de comida, papel de uso higiênico, guardanapos engordurados, fraldas e absorventes. Os materiais recicláveis são papel, plástico, vidro e metal. Além do não recolhimento, o morador poderá ser penalizado com advertência ou multa prevista na lei.

A coleta de materiais recicláveis é responsabilidade da Associação dos Catadores de Papel. A Secretaria ainda comunica que As pessoas que não possuem a bolsa amarela para separação dos recicláveis podem utilizar sacolas de supermercados, caixas de papelão ou outras bolsas. A orientação é que todo material reciclável deve ser coletado, independente da embalagem onde estiver acondicionado. O importante é realizar a separação e obedecer ao calendário da coleta seletiva. A equipe de coleta repassará para a secretaria os endereços onde não está sendo realizada a separação para a notificação.

RIGO

Comentários

  • Ivonete e Clério disse:

    Estamos muito felizes em saber que a coleta será feita de forma adequada, pois, o que é comum acontecer, em nossa rua, é que na coleta do lixo reciclável só é pego papel e se estiver no saco amarelo. Todos os lixos recicláveis que colocamos até hoje na lixeira, devidamente acondicionados nunca foram coletados pela equipe de lixo reciclável, nem ao menos eles abrem as lixeiras e, então, o lixo acaba sendo recolhido pela equipe de lixo comum, que sempre recolhe o que está acondicionado nas lixeiras. Essa iniciativa nos deixa muito tranquilos porque assim saberemos que o lixo reciclável vai ser recolhido pela equipe correta a partir de agora. Parabéns a secretaria do meio ambiente que tomou esta decisão e orientou as equipes de funcionários e o pessoal da associação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *