Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Por uma semana, vagas de carros darão lugar a minipraças

Publicado em

 

Da assessoria

A partir desta segunda-feira (1º), três pontos na área central de Francisco Beltrão receberão áreas de convivência provisória, os chamados parklets. Batizado de ‘vaga viva’, o projeto é desenvolvido pela Prefeitura dentro da Semana de Meio Ambiente em parceria com a Unipar, Unisep, UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Nudearq (Núcleo de Arquitetura e Urbanismo da Acefb) e Pedala Beltrão.

“Aos poucos, queremos estimular as pessoas a ter uma relação diferente com a cidade e os espaços públicos”, explica a secretária de Meio Ambiente, Joice Bariviera. Dois parklets estão instalados na avenida Julio Assis, próximo à Liciane e em frente à Flessak Materiais Elétricos, e outro na Tenente Camargo, próximo à Cia do Chopp.

O conceito do parklet é de uma minipraça, em um espaço que ocupa ao menos duas vagas de estacionamento, mas que é usado como se fosse uma extensão da calçada. A estrutura é toda montada com madeira e materiais de reaproveitamento e contém bancos, mesas e até um pequeno bicicletário, além de muitas plantas.

A cidade de São Paulo possui dezenas de parklets, tanto que a instalação dos espaços é regulamentada pela Prefeitura. Em Beltrão, as vagas vivas estarão montadas até o dia próximo sábado, dia 6.

Comentários

  • Ivan Lucas Faust disse:

    Só uma semana??? Vamos regulamentar essas instalações aqui em Francisco Beltrão também!

  • carmem disse:

    show de bola valeu pessoal maravilha .
    Teria q ser para sempre ,pequenos cantinhos mais prazeroso ……….lindo parabéns pela ideia q fique para sempre heheheh seria uma boa…..ameiiiiiii.
    já mostrei a foto para um monte de amigos todos aprovaram a ideia maravilhosa ……

  • Pagador de Impostos disse:

    Em Beltrão vaga para carro é tudo menos vaga para carro

  • Ana Paula Dutra disse:

    Estou junto com o Ivan!! Podia ser pra sempre, deixou a nossa cidade com uma carinha mais aconchegante =).. Eu como motorista sofro sempre pra achar uma vaga pra estacionar ali no centro, mas por um motivo desse não me importo!! Adorei!!

  • Jair Mettz disse:

    Também gostaria de parabenizar por essa iniciativa.

  • Sandi disse:

    Deveria ser definitivo, vaga por vaga é sempre um caos de conseguir e tem uns abençoados que de carro acham que estão com um bitrem pra estacionar…Então a causa é muito justa, ficou lindo, aconchegante e muito criativo!

  • Mariana disse:

    Acredito que apesar da boa iniciativa, deveria se levar em conta a necessidade da população de vagas

  • Daiana disse:

    Achei a iniciativa super legal e acho que pelo um dos parklets poderia ser definitivo. Aos poucos as pessoas vão mudando a ideia de que “perdem” as vagas dos carros e percebem que espaços assim estimulam o convívio entre elas, e delas (pessoas) com o meio. Beltrão é uma cidade relativamente pequena e dá para se locomover tranquilamente de bike ou a pé, a ideia de que o carro é necessário é falsa e justificada pela preguiça em mudar de atitude. Infelizmente aqui no Brasil a grande maioria das pessoas tem interiorizada a ideia de que andar a pé ou de bicicleta é “coisa de pobre”. Mas as coisas estão mudando 😀 o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *