Ministério Público recebe Plano de Arborização

29 de novembro de 2017

Nesta semana o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Francisco Beltrão, Adriano David, entregou ao Promotor de Justiça, Flavio Caliri Schmidt, responsável pelos setores de urbanismo e meio ambiente da Comarca, o Plano de Arborização Urbana, que foi elaborado pela secretaria com a colaboração de técnicos do IAP, SEMA, UTFPR, UNIPAR e secretarias municipais de Urbanismo e Planejamento.

O material conta com mais de 100 páginas e foi repassado para a promotoria pública em formatos impresso e digital. Inclusive a promotoria aguardava esta iniciativa desde 2012, mas somente na atual gestão o projeto foi elaborado. Adriano lembra que a execução do plano teve início em setembro, com o lançamento oficial no Dia da Árvore, mas entrará em ritmo pleno e contínuo de trabalho a partir de janeiro de 2018, quando serão adquiridas para plantio mudas de árvores em estágio bastante desenvolvidas em seu porte e com a chegada de um caminhão equipado com munk, para podas, e com trado, para o coveamento adequado conforme descrito no plano.

“Este documento, além de definir todas as diretrizes para plantio e poda no perímetro urbano, será o grande responsável pela adequação de calçadas, além de deixar para as administrações futuras o planejamento da arborização da cidade”, destaca Adriano. Agora o plano segue para análise do comitê técnico em Curitiba. Recebendo o aval, será o quinto a ser aprovado dentre todos os municípios do Paraná.