Meio Ambiente Lança Plano de Arborização

19 de setembro de 2017

Nesta quinta-feira, 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore. Em Francisco Beltrão serão realizadas ações ambientais com iniciativa da secretaria municipal do Meio Ambiente. Às 09h00, na Praça da LIberdade, ao lado do Terminal Urbano, será realizado o lançamento do Plano Municipal de Arborização Urbana, elaborado por uma câmara técnica formada por profissionais das secretarias municipais de Meio Ambiente, Urbanismo e Planejamento, UTFPR, Unipar, Sema e IAP.

Durante o dia, das 08h00 às 17h00, será feita a coleta de lixo eletroeletrônico no Calçadão e na avenida Atílio Fontana, em frente o secador da BRF. Neste local e na Praça da LIberdade também acontecerá a distribuição de mudas de árvores nativas. “Nossa meta é envolver a comunidade e, principalmente, chamar a atenção para importância de preservação da nossa natureza”, comenta o secretário Adriano David.

Plano de Arborização

O Plano de Arborização Urbana contém as espécies de árvores que devem ser plantadas nos passeios, praças e outros locais públicos. Atualmente a arborização urbana é composta basicamente por duas espécies, ligustro e canelinha, consideradas alergênicas e agressivas às calçadas e muros em função do seu sistema radicular. A substituição será feita de forma gradativa e um bairro será escolhido para o projeto piloto.

As espécies foram definidas de acordo com o porte e o local em que deverão ser plantadas, levando-se em consideração a altura no porte adulto, sistema radicular, arranjo de tronco e copa, resistência ao ataque de insetos ou fungos, assim como as espécies que não serão permitidas por potencial invasor e alergênico.

O grupo definiu 24 espécies  de árvores de pequeno, médio e grande porte, sendo a última indicada apenas para parques, praças ou locais específicos, considerando a fiação, largura de calçada, acessibilidade, canteiro central entre outros critérios. Também houve a definição sobre a distância das esquinas, espaçamento e largura mínima de calçada. Serão utilizadas mudas de grande porte, dentro de um plano de manejo de retirada das árvores comprometidas.