Curso sobre Arborização Urbana

28 de agosto de 2018

Começou nesta terça-feira (28) e prossegue nesta quarta-feira (29) o curso de manejo de arborização urbana, organizado pela secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Francisco Beltrão, com apoio secretaria estadual de Meio Ambiente, Copel e da empresa Husqvarna. Ao todo são 30 participantes, número limite ade inscrições.

Durante a abertura o secretário de Meio Ambiente do município, Adriano Davi, que também foi um dos palestrantes, relatou que o conteúdo do curso é baseado nas demandas da secretaria. “No ano passado emitimos mais de cem notificações por infrações nesta área. A nossa meta é qualificar os profissionais e demais interessados para que os procedimentos sejam feitos de maneira correta”, comentou.

Acrescentou que é de suma importância que se tenha a arborização tratada com critérios técnicos. “Quando as coisas são feitas corretamente podemos trabalhar mais a educação e orientação do que na área de fiscalização”, disse Adriano O curso tem a presença de prestadores de serviços, profissionais de jardinagem, ambientalistas e servidores municipais que trabalham neste setor. A parte teórica está sendo feita no auditório da Semdetec e a prática será no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior. Os participantes receberão certificados.

Plano de Arborização

Adriano David também informou que em setembro o Ministério Público deverá confirmar a aprovação do Plano Municipal de Arborização, construído pela secretaria e diversos outros órgãos e entidades. Beltrão será o quinto município do Paraná a ter um plano desta natureza.

Comentou ainda sobre a necessidade da troca da arborização urbana por espécies mais adequadas. Inclusive em um trecho da rua Tenente Camargo, na área central, as árvores antigas, plantadas há mais de 50 anos, estão sendo retiradas para a colocação de outras espécies, com mudas já com cerca de dois metros de altura. O plantio acontecerá no decorrer do mês de setembro.




Pular para o conteúdo