Abusos com descarte de lixo obrigam Prefeitura a restringir acesso ao Frigobel

Portão foi trancado para evitar acesso de pessoas estranhas que usam o local como depósito de lixo

A partir desta sexta-feira (9), somente os grupos do aeromodelismo e de motocross poderão entrar no espaço do Frigobel, no bairro Padre Ulrico. A medida foi tomada pela Secretaria de Meio Ambiente para evitar a entrada de estranhos que usam o local para depositar resíduos e lixo de vários tipos.

Nesta semana, após uma reportagem evidenciar o problema do que estava se tornando um “lixão a céu aberto”, as máquinas da Prefeitura fizeram a limpeza do local, agora trancado com cadeado. “Como não temos condições de deixar uma pessoa em horário integral no local para controlar a entrada e saída de veículos, resolvemos que a medida mais apropriada em curto prazo é restringir o acesso das pessoas”, explica o engenheiro ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Gustavo Baczinski.

Localizado no final da rua Marília, o Frigobel torna-se propício ao descarte de lixo de forma discreta: o local é amplo, relativamente afastado de área residencial e até então não possuía nenhum controle sobre a entrada de pessoas. Nos quatro alqueires do local, foram encontrados desde restos de materiais de construção, até resíduos de mecânica e chapeação, além de móveis e eletroeletrônicos.

Mas a aparente facilidade em descartar os materiais de forma pode ser tornar uma armadilha. Somente no ano passado, a Secretaria de Meio Ambiente flagrou ou chegou aos responsáveis a partir de indícios deixados no local em dez casos. As empresas e pessoas que depositaram o lixo foram notificadas e tiveram que ir buscá-lo e destiná-lo corretamente para não ter que pagar a multa que varia de R$ 500 a R$ 500 mil, segundo estipula o Código Ambiental do município.

Secretaria orienta

A recomendação é de que as pessoas que possuem lixo que não é reciclável e nem orgânico – e que tem coleta normalmente em toda cidade – devem se informar na Secretaria pelo 3523-513& ou na sede, dentro do parque de exposições.