Prefeitura não envia carnês e boletos de cobrança por email

12 de fevereiro de 2015

Internautas de todo o Brasil podem estar sendo vítimas de email falso com vírus em nome da Prefeitura. Em Francisco Beltrão, uma empresária que recebeu um destes emails contendo link de acesso para impressão do carnê de IPTU (Imposto predial e Territorial Urbano) desconfiou da mensagem e entrou em contato com a Prefeitura para confirmar a falsidade do conteúdo.

Segundo o secretário de Finanças, Luiz Geremia, o poder público municipal não envia email espontaneamente aos contribuintes com qualquer tipo de carnê ou boleto de cobrança das taxas e impostos municipais. “Em breve vamos implantar um sistema para reimpressão de boletos online, mas isso somente quando o contribuinte requisitar; hoje não enviamos nenhum tipo de cobrança de IPTU, ISS, ITBI e alvará por email às pessoas”, explica Geremia, que confirma a entrega dos carnês de IPTU, neste mês, através dos Correios.

No caso da contribuinte que recebeu a mensagem, o destinatário do email era um endereço que citava somente o nome “prefeitura” e não especificava o município – estratégia para ser enviado a endereços de várias localidades – além de ser .com e não .gov, como são os endereços oficiais das instituições governamentais.

Outras dicas do pessoal do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) da Prefeitura de Beltrão são importantes para evitar ser vítima de um email falso com vírus. Deve-se observar sempre se o email foi enviado de um endereço eletrônico oficial e se o corpo da mensagem contém informações mais específicas, como o timbre da instituição e nome, cargo e contato do remetente. Em caso de dúvida, antes de clicar em qualquer coisa, o internauta pode somente parar o buscador do mouse sobre o link e ver se o endereço que aparecerá é de um site oficial.

Clicar em um link com vírus pode ser altamente perigoso. Hackers usam este tipo de ação para apagar arquivos, invadir a privacidade e dados do usuário e o tornar um emissor de vírus para seus contatos.