Beltrão sedia competição estadual de Goalball

17 de agosto de 2018

A 1ª Copa Paraná de Goalball será realizada em Francisco Beltrão de 31 de agosto a 2 de setembro, no ginásio de esportes da Unipar (Universidade Paranaense). A organização é da administração municipal,  através da secretaria Municipal de Esportes, e da Associação de Esportes Adaptados (ADEA). O evento esportivo contará com a participação de equipes de todo o estado. O lançamento oficial da programação será nesta terça-feira, dia 21, às 20h00, no ginásio do bairro São Miguel, com a presença de autoridades, organizadores, atletas e da comunidade.

A professora Simone da Silva, coordenadora da modalidade no município, lembra que o Goalball surgiu em Francisco Beltrão no ano de 2010 e desde então está sendo realizado o trabalho de organização para o aperfeiçoamento da modalidade. “A equipe beltronense, além de manter os treinamentos, tem participado de competições dentro e fora do estado,  contando com o apoio da prefeitura”, comenta Simone.

Em 2017, com a ascensão do esporte paralímpico, surgiu a Associação de Esportes Adaptados, abrangendo 8 modalidades. Nesse mesmo ano a equipe local realizou amistoso em Chapeco (SC) e depois participou dos  Jogos Paradesportivos do Paraná, em Maringá. Neste ano marcou presença Campeonato Brasileiro de Goalball, em Foz do Iguaçu, obtendo experiência em competições com nível mais elevado.

“Sediar este campeonato estadual é de suma importância para o crescimento da modalidade, aperfeiçoamento dos atletas, além de colocar o nosso município na vitrine estadual do esporte”, enfatiza Simone. Acrescenta ainda que para receber atletas de todo o estado o município está oferecendo toda sua estrutura a competição, contando com apoio da associação.

O Goalball é o único esporte paralímpico não adaptado. É desenvolvido especificamente para deficientes visuais. O Brasil é uma das grandes forças da modalidade, com a conquista de muitas medalhas em Jogos Paralímpicos. Os organizadores convidam e esperam a participação da comunidade para prestigiar os jogos.