Premiação irá reconhecer empresas que mais contribuem ICMS e ISS

23 de abril de 2015

Secretária Jovelina Chaves e o fiscal tributário da Prefeitura, Aires de Oliveira: classificação e uma forma de reconhecimento às empresas

As empresas que mais contribuem com o Município de Francisco Beltrão com o chamado retorno do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto Sobre Serviços (ISS) serão certificadas pela Prefeitura na próxima semana.  Apesar de ser apenas simbólico, o reconhecimento, segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Jovelina Chaves, serve para homenagear os empresários que declaram corretamente seus tributos.

“A geração de receitas que se converte em investimentos na cidade é apenas uma das formas em que o empresariado contribui para o desenvolvimento do município”, destaca Jovelina.

A premiação acontece na próxima quarta-feira (29), dentro da programação do Sucesso Empresarial, um ciclo de palestras promovido pela Acefb (Associação Empresarial de Francisco Beltrão), e reconhecerá as 100 empresas que mais contribuíram com cada imposto.

A classificação é feita com base na Declaração Fisco Contábil (DFC) das empresas, de onde são extraídos os índices de cada imposto e refere-se ao ano base de 2013 no caso do ICMS e 2014 para o ISS. A Secretaria de Finanças, Sincobel, Fiep e Acefb são parceiras do evento.

O ICMS é um imposto pago ao governo do Estado em que 25% é destinado a um “bolo” que é dividido posteriormente entre os municípios de acordo com seus índices. O imposto é arrecado quando da compra de qualquer mercadoria ou serviço, seja na indústria ou comércio.