Parceria garante cursos gratuitos

13 de junho de 2017

A prefeitura de Francisco Beltrão, Serviço Nacional da Indústria (Senai) e o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos do Sudoeste do Paraná (Sindirepa) renovaram por mais dois anos a parceria para o uso do espaço da Unidade de Preparação de Mão de Obra (UPMO), localizada no bairro Miniguaçu. Isso permite que centenas de pessoas de Beltrão e da região façam cursos em diversas áreas. Inclusive é o único local da região que oferece o curso de qualificação técnica no setor automotivo.

De acordo com Marcos Maria, coordenador de educação da unidade local do Sesi/Senai, a partir desta cooperação é possível capacitar a mão de obra em áreas importantes, onde as empresas precisam contratar trabalhadores qualificados. “A maioria das pessoas que fazem os cursos que oferecemos saem daqui com emprego garantido”, relata Marcos.

No espaço físico da UPMO foram montados os laboratórios de manutenção automotiva, de eletricidade industrial e para o curso técnico de vestuário. Na maioria dos casos, os cursos são oferecidos gratuitamente, por meio de encaminhamento através da Agência do Trabalhador, que é vinculada a secretaria municipal de Desenvolvimento Econòmico e Tecnológico.

Alguns cursos de destaque são os de manutenção de mecânica industrial, costureiro industrial (mulheres inventando moda), operador de processos de produção na linha metal mecânica, relação do trabalho para auxiliar de serviços gerais e manutenção elétrica industrial. Vários cursos estão em andamento e outros abrirão novas turmas em julho e agosto, dentre eles supervisor de produção, soldador torneiro mecânico e técnico de automoção industrial, com prática em máquinas automatizadas.

“O Senai nos proporciona instrutores de alto nível, temos equipamentos modernos e um excelente espaço físico. Essa parceria garante a qualificação que nossos trabalhadores precisam”, define o prefeito Cleber Fontana. Além disso, segundo ele, “oferecendo cursos gratuitos todos que desejam e tenham vontade podem participar”.

Participaram da assinatura do convênio o prefeito Cleber Fontana, a gerente do Senai em Beltrão, Marta Tesser, o empresário Roberto Flávio Pecoits, representando a direção do Senai Paraná, Isaias Dal Zotto, presidente do Sindirepa, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Inácio Pereira, Ângela Paludo, assistente executiva da secretaria, e a coordenadora da Agência do Trabalhador, Noely Thomé. O prefeito Cleber também visitou o Senai e a UPMO acompanhado de Marta, Roberto e Marcos.

IMG_0538




Pular para o conteúdo