Comitiva visita polo tecnológico na Argentina

19 de junho de 2018

Na última semana a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico da Prefeitura de Francisco Beltrão coordenou uma visita a Posadas, na Província de Missiones, na Argentina. O objetivo foi conhecer os ativos tecnológicos do país vizinho para fomentar o ambiente tecnológico beltronense vislumbrando um futuro parque tecnológico no município.

Como principal encaminhamento, ficou acordado a participação do Parque Tecnológico de Posadas na próxima Arenatech em Beltrão, no mês de novembro, com um estande voltado a tecnologia da informação e robótica. Também foi encaminhado um termo de cooperação técnica entre o Centro de Inovação de Francisco Beltrão e o de Posadas para estruturar projetos futuros nas áreas de inovação, tecnologia da informação e robótica.

Segundo o secretário Inácio Pereira, outro ponto a ser destacado é o envolvimento ativo das universidades beltronenses na visita, pois elas têm um papel estratégico na formação profissional e no empreendedorismo. “Com mais de 50 cursos presenciais a nível superior em Francisco Beltrão é possível obter alta competitividade em projetos empresariais, em inovação e de base tecnológica”, explica Inácio.

Para o incubado da Findex, Fernando Oro, a visita possibilitou estreitar o network e perceber o que os vizinhos estão fazendo no âmbito tecnológico, em especial nas áreas do e-comerce. “O parque tecnológico de Posadas é muito vasto, com projetos nas áreas de startups, áudio, vídeo, robótica, além de segmentos de projetos empresariais em tecnologia da informação”, diz Fernando.

A comitiva que visitou a Argentina foi composta por representantes da Semdetec, pelo secretário, Inácio Pereira, representantes do Centro de Inovação e Tecnologia de Francisco Beltrão (Citfbe), algumas empresas incubadas na Incubadora Tecnológica Findex, além de professores da Unipar e da Unisep.