Certificação do curso sobre primeiro emprego

3 de outubro de 2018

Uma cerimônia realizada na sala de reuniões da Prefeitura de Francisco Beltrão e prestigiada pelo prefeito Cleber Fontana marcou a formatura e certificação de 60 jovens que participaram do curso voltado ao primeiro emprego realizado pela Unioeste, campus de Francisco Beltrão, em pareceria com a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico. Trata-se do projeto de extensão da universidade denominado de “Gestão Estratégica para o Primeiro Emprego”.

Na oportunidade o prefeito Cleber parabenizou os coordenadores do projeto e os jovens participantes do curso. “Quem se qualifica tem maior possibilidade de ingressar no mercado de trabalho. Este curso é uma das etapas. É importante que o aprimoramento tenha continuidade”, comentou o prefeito. A professora Jucelia Appio Frizon, coordenadora do projeto, explicou que a iniciativa visa intensificar o intercâmbio entre o Ensino Médio com o Ensino Superior.

“Oportunizamos a troca de conhecimento e inserção social, a ampliação da capacidade das pessoas em gerar renda individual e coletiva, facilitando o ingresso no mercado de trabalho”, disse a coordenadora. Participam do projeto adolescentes e jovens, preferencialmente da rede pública de ensino, com idade de 16 a 21 anos. No caso desta turma, os participantes são dos colégios estaduais Mário de Andrade, Suplicy, Industrial e Tancredo Neves.

O projeto é mantido de forma permanente na Unioeste. Até agora já foram formadas 16 turmas, com mais de mil jovens inscritos. Durante os três meses de duração foram tratados de temas relacionados a inserção no mercado de trabalho, qualidade em produtos e serviços, empreendedorismo, economia, elaboração de currículo e entrevista de seleção, diretos e deveres dos trabalhadores, oratória e comunicação na empresa, marketing pessoal, informática e processo administrativo.

“São ações com o objetivo de desenvolver competências, habilidades e atitudes nos jovens oriundos do ensino médio público, visando o aumento da inserção no mercado de trabalho”, explica Jucelia. Enfatiza ainda que o projeto funciona através da oferta de módulos semanais abordando conteúdos específicos (formação técnica) e gerais (habilidades comportamentais).

Além do prefeito Cleber a da professora Jucelia, também prestigiaram a cerimônia o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológica, Inácio Pereira, a coordenadora das Agência do Trabalhador, Noely Thomé, o agente de crédito do Banco do Empreendedor, Itacir Rovaris, professores  Gilberto Ceretta, coordenador de Pesquisa do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste, Rosane Calgaro, coordenadora do curso de administração da Unioeste e Andrius Scalabrin, docente do projeto. Em nome dos formandos falou João Victor França de Oliveira.