Banco do Empreendedor aplica R$ 2 milhões em Beltrão

24 de outubro de 2017

O Banco do Empreendedor de Francisco Beltrão, que tem a coordenação da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e utiliza recursos da Fomento Paraná, atingiu neste mês de outubro a meta estabelecida para todo o ano de 2017, que é a liberação de R$ 2 milhões em financiamentos para as pequenas empresas do município.

Até agora foram contemplados 132 projetos, sendo 19 para indústrias, 58 para o comércio e 55 para o setor de serviços. A média de recursos liberados para cada projeto é de R$ 15.424,00. Os créditos beneficiaram 263 trabalhadores e 319 familiares, totalizando 582 pessoas.

Itacir Rovaris, um dos agentes de desenvolvimento, destaca que outro fator importante é o nível de inadimplência que se mantém estável, na ordem de 2,22%, um dos menores do Paraná. “O microcrédito é de suma importância para os pequenos negócios e para o alto nível de desempenho e permanência no mercado ao longo do tempo. Também ajuda a diminuir o índice de mortalidade de empresas, hoje em 19%, segundo levantamento do Sebrae Nacional”, completou Itacir.

Conforme relatório da Fomento Paraná, com a aplicação de mais de R$ 2 milhões neste ano, o município de Francisco Beltrão saltou de 8º para 2º lugar no Estado na liberação de recursos para as microempresas. Para agilizar os trabalhos do banco, no início do ano o prefeito Cleber Fontana designou Luciana Dani para atuar como agente de crédito, juntamente com Itacir. Com isso, foi possível acelerar a tramitação dos projetos dos microempresários.

Luciana explica que são muitas as empresas que alcançam sucesso nos s negócios apoiadas pelo programa. Relata ainda que equipe está empenhada em divulgar o trabalho para que mais empresários possam conhecer as linhas de crédito disponíveis, caso do capital de giro, aquisição de máquinas e móveis, construção e muitas outras possibilidades.

O Banco do Empreendedor funciona no mesmo prédio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, na rua Elias Scalco, 405, Bairro Luther King, próximo do Colégio Estadual Mario de Andrade. Informações complementares pelo telefone (46) 3524-4237.