Nova estação hidrológica permite monitorar o rio Marrecas em tempo real

9 de novembro de 2016

A estação coleta imagens e informações sobre o nível do rio, velocidade da correnteza e também a quantidade e intensidade de chuvas

Qualquer pessoa pode acompanhar as condições do rio Marrecas ao vivo desde o último mês, quando começou a operar a nova estação hidrológica instalada na ponte de saída para Cascavel. O equipamento foi viabilizado pela Prefeitura através de convênio com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), que repassou estações gratuitamente para uso da Defesa Civil municipal em 41 cidades do Sul do país.

A plataforma coleta imagens e informações sobre o nível do rio, velocidade da correnteza e também a quantidade e intensidade de chuvas, o que permite prever e informar as autoridades locais sobre possíveis deslizamentos em áreas de risco. Os dados podem ser acessados diretamente no site do Cemaden e são armazenados.

“A tecnologia contida no equipamento permite prever o tempo em que as áreas de cheia poderão ser inundadas, se haverá deslizamento de encostas e ainda armazena dados que podem ser consultados e gerar históricos para pesquisas e análises”, explica o secretário de Assuntos Estratégicos e coordenador da Defesa Civil, Adams Brizola.

Até então, o nível do rio era medido por réguas e a velocidade da água calculada manualmente através do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped). Esta é a segunda estação instalada neste ano em Beltrão; outra foi implantada nos fundos do Corpo de Bombeiros para coletar dados do rio Marrecas.

A plataforma custa mais de R$ 100 mil e foi adquirida com recursos do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).