Levantamento prévio indica 76 casas afetadas por temporal; veja fotos

14 de julho de 2015

Pelo menos 76 casas e 227 pessoas foram afetadas pelo vendaval ocorrido na noite de segunda-feira (13) em Francisco Beltrão. Os fortes ventos atingiram a comunidade de KM 8, os bairros Novo Mundo, São Francisco, São Miguel e Cantelmo e chegou a formar um princípio de tornado, segundo o site especializado Climatempo.

Os dados fazem parte de um levantamento prévio e foram colhidos pela Prefeitura nesta manhã no bairro São Francisco – o mais afetado pela tempestade. À tarde, as equipes irão colher informações dos estragos no interior e devem divulgar nova parcial no fim do dia.

O trabalho de socorro aos atingidos iniciou logo após o evento pelas equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Pelo menos 19 pessoas foram atendidas na rede de saúde do município com ferimentos causados pela tempestade.

Ainda de madrugada, equipes da Prefeitura iniciaram o levantamento e o trabalho de recolhimento de móveis e distribuição de lonas, além do acompanhamento com profissionais de saúde em todas as residências afetadas. O governo municipal ainda irá finalizar o levantamento dos estragos e definir se decreta estado de emergência.

O prefeito Antonio Cantelmo Neto, que viajaria à Brasília nesta terça-feira (14), cancelou a viagem à capital federal para acompanhar o trabalho de socorro aos atingidos. Segundo ele, o fortalecimento da Defesa Civil do município foi primordial para aprimorar a atuação nestes casos. “Nos últimos dois anos estamos fazendo um intenso trabalho de fortalecimento da Defesa Civil, o que está nos possibilitando agir de forma rápida e eficaz em casos como este, em que não temos como nos prevenir”, afirmou.