Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Laudo avaliará risco de deslizamento em morro do bairro Marrecas

Publicado em

Da assessoria

Técnicos e o gerente da Sanepar, Celço Arisi, estiveram no local com o coordenador da Defesa Civil, José Carlos Vieira, avaliando possíveis impactos do desmoronamento no abastecimento de água da cidade

Técnicos e o gerente da Sanepar, Celço Arisi, estiveram no local com o coordenador da Defesa Civil, José Carlos Vieira, avaliando possíveis impactos do desmoronamento no abastecimento de água da cidade

A movimentação da terra que começou há cerca de 60 dias está preocupando moradores da rua Aurélio Francescon, no bairro Marrecas. O que até então era ignorado, começou a gerar insegurança após as chuvas do último final de semana, quando fendas começaram a se abrir no fundo dos lotes, ameaçando o desmoronamento de uma grande quantidade de terra.

Ainda na segunda-feira os moradores comunicaram o coordenador da Defesa Civil e secretário de Urbanismo, José Carlos Vieira, que, juntamente com geólogos da Mineropar, avaliaram o risco de deslizamento em um laudo que será entregue na próxima semana. “Mesmo assim, a avaliação prévia que temos é de que o caso é grave e, ao sinal de chuva intensa, a área será evacuada para garantir a integridade das pessoas que residem aqui”, afirmou Vieira.

A parte que ameaça desmoronar fica acima da Latco. É uma faixa linear com cerca de 100 metros que percorre o fundo de vários lotes; o morro tem uma inclinação de cerca de 45º e está a mais de 60 metros de altura. Caso deslize, a encosta cairia sobre a estrada que liga à Linha Santa Bárbara e poderia ir até dentro do Rio Marrecas.

Nesta quinta-feira, técnicos da Sanepar também estiveram no local avaliando se a movimentação de terra afetaria a captação de água, feita próximo ao local. “É preocupante, mas se acontecer estaremos preparados para evitar que afete o mínimo possível o abastecimento da cidade”, afirmou o gerente do escritório regional, Celço Arisi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *